Antena

Instalação gratuita de antena digital: mais de 3 mil moradores ainda não fizeram substituição

QUEM TEM DIREITO?

Substituição da parabólica é necessária porque a tecnologia 5G utiliza frequência próxima de por onde passa o sinal das antenas tradicionais.

Mais de 3,3 mil moradores da Grande Vitória ainda não agendaram a substituição gratuita da antena parabólica. Das 5,7 mil famílias que podem ser beneficiadas pela substituição, apenas cerca de 2,3 mil já garantiram o benefício. 

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar na região para a expansão do sinal 5G. Isso significa que, quem não fizer a atualização para o modelo digital, ficará sem sinal de TV aberta. 

 A substituição é gratuita para famílias de baixa renda, que atendam alguns requisitos, como fazer parte de algum programa social do governo federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra são as cidades com as menores procuras por agendamento junto à Siga Antenado na região. Apenas 606 das mais de 4,2 mil famílias dos municípios já tiveram seus equipamentos substituídos. 

Já Fundão teve mais da metade da adesão esperada: das 967 famílias que podem estar aptas ao benefício, cerca de 650 já tiveram o kit da parabólica digital instalado.

Como solicitar antena de graça?

A substituição da parabólica é necessária porque a tecnologia 5G utiliza uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, por onde passa o sinal das antenas tradicionais. 

Dessa forma, à medida que o 5G é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV.

Quem já assiste à TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.

Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. Para agendar a troca, basta ter em mãos o número de CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). 

Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. Tanto o equipamento quanto a instalação são totalmente gratuitos.

Confira mais Notícias

Sites

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade

CULTURA

Fusão das plataformas Disney+ e Star+ ganha data; saiba o que muda.

Tecnologia

TikTok sob pressão: quem é o dono e por que a rede desperta desconfiança de políticos nos EUA

LANÇAMENTO

Se cuida, Corolla: BYD prepara sedã híbrido com maior autonomia

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

Brasileiros têm medo de ser substituídos por IA no trabalho, revela pesquisa