CIÊNCIA e TECNOLOGIA

Brasileiros têm medo de ser substituídos por IA no trabalho, revela pesquisa

Embora brasileiros tenham medo de ser substituídos pela inteligência artificial, eles acreditam que a tecnologia pode auxiliar na rotina profissional; entenda a pesquisa

Uma pesquisa publicada neste mês revela que a maioria dos brasileiros tem medo de perder o emprego para a inteligência artificial (IA). De acordo com estudo desenvolvido pelos grupos Go Gamers e Sioux Group, 58% dos entrevistados acreditam que a desigualdade social no país pode aumentar devido a substituições da mão de obra humana por ferramentas com IA. Além disso, 56,2% dizem ter medo de um mundo cheio de ferramentas de IA generativas. Por outro lado, a maioria acha que esse tipo de tecnologia pode ajudar pessoas em suas rotinas profissionais e torná-las mais produtivas. A seguir, entenda o estudo e veja mais detalhes sobre os dados.

Pesquisa revela que brasileiros têm medo de perder o emprego para a IA; entenda

O estudo, que se chama Pesquisa Game Brasil (PGB 24) e ocorre desde 2013, é feito pelos grupos Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM. O objetivo principal da iniciativa é entender o perfil de gamers e suas experiências de consumo, mas outros detalhes comportamentais sobre tecnologia também são citados.

A edição de 2024 da PGB realizou um estudo sobre como a IA está presente no dia a dia dos gamers, incluindo suas percepções e medos relacionados ao assunto. Para isso, a pesquisa entrevistou 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal de 21 de dezembro de 2023 até 17 de janeiro de 2024.

Embora exista um medo da substituição no emprego, a pesquisa mostra que 67,8% dos brasileiros acreditam que as ferramentas de IA podem melhorar o ambiente de trabalho e deixar as pessoas mais criativas e produtivas. Apenas 7,4% dos entrevistados discordam desta afirmação. Além disso, quando o assunto é o uso de inteligência artificial em atividades relacionadas ao estudo, 59,5% das pessoas que participaram da pesquisa aprovam a ideia do uso de IA nas escolas e no processo de aprendizado para deixá-lo mais eficaz.

Ou seja, em geral, os brasileiros acreditam no potencial da IA em transformar atividades e tornar a humanidade mais produtiva. Outra pesquisa, realizada pela Getty Images em outubro do ano passado, relevou que a população do país tem 15% mais interesse pela inteligência artificial em comparação a outros países. Vale lembrar que, atualmente, acredita-se que a tecnologia não será capaz de substituir a humanidade por completo — talvez apenas em tarefas mais repetitivas ou que não exijam decisões subjetivas.

Outros dados da PGB 2024

A pesquisa também abordou o uso da inteligência artificial em atividades do dia a dia. Conforme o estudo, 59,7% dos entrevistados sentem que as IAs estão completamente ligadas ao seu cotidiano, enquanto 58,7% afirmaram que já usaram apps de localização que utilizam inteligência artificial, como Google Maps e Waze.

Outros exemplos do uso de IA na rotina das pessoas também aparecem na pesquisa. 55,8% dos entrevistados revelaram já ter usado bots de autoatendimento ao consumidor e assistentes virtuais, como a Siri e a Alexa. Além disso, 27,3% já usaram ferramentas de IA como o ChatGPT para gerar textos, imagens e sons. Por fim, a PGB 2024 aponta que somente 9% dos entrevistados afirma não ter entrado em contato com nenhuma ferramenta de IA generativa.

Confira mais Notícias

Sites

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade

CULTURA

Fusão das plataformas Disney+ e Star+ ganha data; saiba o que muda.

Antena

Instalação gratuita de antena digital: mais de 3 mil moradores ainda não fizeram substituição

Tecnologia

TikTok sob pressão: quem é o dono e por que a rede desperta desconfiança de políticos nos EUA

LANÇAMENTO

Se cuida, Corolla: BYD prepara sedã híbrido com maior autonomia