Jovem viraliza na internet ao mostrar rotina de trabalho em lavoura de café;
jovembarra
Aos 24 anos, Kassiane Thayna viralizou nas redes sociais ao mostrar a rotina na roça em Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. Recentemente, ela ainda lançou a própria marca de café e chegou a vender para Portugal.
Kassiane Thayna, de 24 anos, começou a frequentar o cafezal aos 8 meses, enrolada na mãe enquanto ela colhia os grãos. Os primeiros passos dela foram com os pés descalços na terra, debaixo dos arbustos de café na cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais.
“Com 3 anos eu ficava na lona de café brincando com terra, quando tinha 9 anos comecei a adubar e ‘apanhar’ os grãos sozinha. Com 16 anos já tinha que dividir as funções de trabalhar fixo na lavoura e ir para a escola”, contou.
A história da família da jovem com o café está entrelaçada há mais de 70 anos. “Meu bisavô que começou com ‘tudo isso’ e o ‘resto da gente’ continuou com agricultura nas nossas terras”, disse.
Hoje, Kassiane, levanta todos os dias às 4h da manhã e parte para o cafezal. “A rotina é corrida, o almoço é antes das 10h e o trabalho é árduo”.
Apesar do entusiasmo ao contar a história, ela lembra que a vida teve os momentos ‘brutos’, como brincou, por exemplo, para dividir a vida entre o trabalho e a escola. Eram 3 quilômetros de casa até o ponto de ônibus, todos os dias.
“Chegava já trocava de roupa, ia para a lavoura e ficava até ‘o sol baixar’. Eu ‘arrumava um jeito’, era o que eu queria, mas com certeza não era fácil”, concluiu.
Quase 3 milhões de seguidores
Inspirada por outra pessoa da roça, Kassiane começou a gravar conteúdo mostrando o dia a dia em 2018.
“Tinha muita vergonha. Olha no início não foi fácil ‘a coisa’ não, pensei em desistir várias vezes”, lembrou.
Até que em 2022 um vídeo viralizou nas redes sociais. Ela ganhou 10 mil seguidores, depois 20 mil. “Começar a pensar que isso podia dar certo, e graças a Deus deu. Hoje somos quase 3 milhões”, comemorou.
“Tem de tudo na internet, aparece hater, às vezes zombam, mas tem muita gente legal, tenho recebido muito comentário de quem torce por mim”.
Marca própria de café
Sonhadora como é, a agricultora não para por aí, neste ano lançou a própria marca de café.
“O meu grão não deixo minha família vender, eu que administro meu negócio. Ele tá se espalhando pelo Brasil, já ‘tô’ vendendo para São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, até para Portugal já foi”.
Agora, Kassiane sonha em continuar vendendo pelo resto da vida. “Quero comprar um pedaço de terra para plantar ainda mais café, continuar perto da minha família, que me ensinou a amar essa vida na roça”.
Dizem que o fruto não cai longe da árvore. O ditado vale para a jovem, que hoje aos 24 anos, não se vê fazendo outra coisa da vida, que não seja pequena (por enquanto) produtora rural.
Trabalhar com a terra, estar na natureza, ver as sementes do café crescerem nos arbustos e levar o pó as mesas das pessoas, é o que faz o coração de Kassiane pulsar.
Confira mais Notícias
ATENÇÃO ESPECIAL
Safra de conilon no Espírito Santo deve cair 12,2% em 2026/27, aponta StoneX.
PALMITO VETADO
Governo proíbe comercialização de marca de palmito em conserva; veja qual
COLHEITA DE CAFÉ MAIOR
Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026
MENOS CAFÉ
Menos café na xícara: consumo nacional recua mais de 2,3%, aponta Abic;
PREÇO CAFÉ 2026
Preço do café até pode cair em 2026, mas prepare o bolso: barato não será
PREÇO CAFÉ 2026
Preço do café pode continuar caindo em 2026, mas não vai ficar barato
FEIRA CULTURAL
Feira em Vitória terá Tombo da Papa, música e comidas típicas
CAFÉ CONILON
Jaguaré terá Feira Internacional do Café Conilon em meio a tensão com tarifas dos EUA
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.