CHOCOLATE

Comer chocolate é bom para o coração? Cardiologista explica para você.

Se você escolher o tipo certo de chocolate, você não precisa abrir mão dessa guloseima e continuar cuidando do coração, a dica está aí!

Existem vários tipos de chocolates, ao leite, amargo, branco e com inúmeros recheios. Os chocolates ao leite e branco são muito calóricos e ricos em gordura. Já o chocolate meio amargo tem menos calorias e contém flavonoides, que são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, encontradas no cacau e parece ter um efeito de cardioproteção, reduzindo a formação de aterosclerose (placas de gordura). Além disso, também aumenta a função do óxido nítrico, diminuindo a pressão arterial e aumentando o fluxo vascular.

Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, maior a concentração das substâncias flavonoides e menor a concentração de leite (que contém gordura), logo, o resultado no metabolismo dos lipides será reduzir o colesterol ruim, o LDL, e aumentar o colesterol bom, HDL.

Além das propriedades cardioprotetoras, o chocolate auxilia na produção de serotonina, hormônio que provoca sensação de bem-estar e está associado à regulação do sono, do apetite e do humor.

Mas não está liberado consumir qualquer quantidade, o consumo de qualquer alimento precisa ter equilíbrio, o recomendado é em torno de 25 gramas de chocolate meio amargo diário.

Confira mais Notícias

ALCOOLISMO

Consumo de álcool está crescendo entre as mulheres, alerta especialista.

SAÚDE E CIÊNCIA

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes.

SAÚDE

Por unanimidade, Anvisa mantém proibição sobre a venda de cigarros eletrônicos.

CIÊNCIA

Por que gostamos de ouvir música triste? Estudo responde para você.

INSÔNIA

Insônia afeta 7 a cada 10 brasileiros e uso prolongado de remédios para dormir gera alerta.

SAÚDE DAS CRIANÇAS

Famílias pagam até R$ 700 para ‘catadores de piolho’: ‘Gastei sem medo’.

SAÚDE

Cirurgia bariátrica: médico esclarece mitos e verdades sobre o procedimento.

MEDICINA MUNDO

Primeiro paciente de transplante de rim de porco tem alta de hospital nos EUA.