FIQUE ATENTO

Carnaval 2025: Rio terá ‘pulseira virtual’ para localizar crianças e adolescentes perdidos; saiba como usar.

PM recomenda que os responsáveis que planejam levar crianças e adolescentes para a folia façam o cadastro previamente.

A Polícia Militar criou uma nova funcionalidade no aplicativo 190RJ para ajudar a localizar crianças e adolescentes perdidos no Carnaval. Por meio de um formulário disponível no app, pais e responsáveis podem inserir dados e fotos do desaparecido para que ele seja localizado pelos policiais. As informações serão enviadas para o banco de dados da PM e utilizadas pelo sistema de reconhecimento facial, que conta com mais de 150 câmeras espalhadas pela cidade, na orla e nas áreas de desfile de blocos.

A Polícia Militar recomenda que os responsáveis que planejam levar crianças e adolescentes para a folia façam o cadastro previamente. Dessa forma, caso uma criança cadastrada se perca durante o desfile de um bloco, sua localização será agilizada pelo sistema de reconhecimento facial, que já terá sua imagem registrada.

Segundo o governo do Estado, o novo serviço faz parte dos mais de R$ 4 bilhões de investimentos em segurança pública e passará a ser utilizado rotineiramente pela corporação para localizar pessoas perdidas em praias, shows, estádios esportivos e outros eventos.

Além disso, o policial militar mais próximo ao local do desaparecimento é acionado pela equipe do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e inicia as buscas com o apoio das câmeras de monitoramento. O agente também recebe os dados de contato do responsável cadastrado para entrar em contato quando conseguir localizar a pessoa cadastrada.

Esquema de segurança

O esquema de segurança para o Carnaval do Rio contará com 26 mil agentes, entre policiais militares, civis, agentes do Segurança Presente e bombeiros. Além disso, serão utilizados drones e videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial e identificação de placas.

Serão 12.550 policiais militares, 450 a mais do que no ano passado. As câmeras de reconhecimento facial ficarão em locais estratégicos, como grandes blocos, orla e estações de transporte coletivo. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para os carros de comando instalados nos megaeventos. As rodovias e os megaeventos também serão patrulhados com auxílio de aeronaves do GAM.

O Sambódromo terá seis torres de observação da PM, além de 51 viaturas e drones. O local também contará com o apoio de um CICC móvel e 51 viaturas. A Intendente Magalhães terá um policiamento ostensivo em 10 pontos diferentes.

A Polícia Civil terá 3,5 mil agentes atuando em todo o Estado, cerca de 200 a mais do que no ano passado. Terá uma projeção da 6ª DP (Cidade Nova) no Sambódromo para atender vítimas e iniciar as investigações lá mesmo, com atenção especial a crimes envolvendo mulheres, crianças e preconceito e intolerância.

Confira mais Notícias

OPORTUNIDADE

Ruim para vender, bom para comprar: os 10 carros que mais desvalorizaram.

SEGURANÇA

5 truques do seu celular para proteger os apps de banco…

CONSUMO DIÁRIO

Os 10 carros com pior consumo de combustível no Brasil em 2025

INVENÇÃO ESCOLAR

Estudantes brasileiros criam calculadora para aprender tabuada brincando;

ATENÇÃO ESPECIAL

Sim, a academia também pode deixar você doente; entenda como

FUTURISTA

Saiu da imaginação! Carro dos Jetsons vira realidade, mas o preço é de cair o queixo

NOMES VERDADEIROS

Lúcio, João Paulo e Stefany? Descubra os nomes verdadeiros dos famosos do ES

TRUQUE FÁCIL

Como gelar a cerveja em apenas 5 minutos? Aprenda o truque fácil.