FIQUE ATENTO

Novo limite de juros do empréstimo consignado do INSS já está valendo;

Segundo o Ministério da Previdência Social, o corte segue a linha de redução da Selic, que nesta quarta poderá ter novo recuo.

O novo teto da taxa de juros de 1,68% ao mês para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entrou em vigor nesta quarta-feira (8). A medida havia sido aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) em 24 de abril.

O limite para o empréstimo com desconto em folha teve queda de 0,04 ponto percentual em relação ao teto anterior, de 1,72% ao mês. Para o cartão de crédito consignado a redução foi de 2,61% para 2,55% ao mês.

O consignado é oferecido a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento, é uma opção de empréstimo fácil e com juro mais baixo.

Segundo o Ministério da Previdência Social, o corte segue a linha de redução da Selic — a taxa básica de juros da economia — definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária, do Banco Central. Atualmente, a Selic é de 10,75% ao ano, mas nesta quarta-feira (8), após reunião do Copom, será anunciada uma nova taxa.

O recuo é o sétimo desde março de 2023, quando foi estabelecida uma mudança do limite para o empréstimo com desconto em folha, de 2,14% para 1,97% ao mês, em um acordo entre o governo federal e os bancos.

A partir de agora os bancos e instituições financeiras ficam proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos.

O que dizem os bancos

A Caixa afirma que oferece taxa de juros a partir de 1,58% ao mês. O Bradesco afirmou que a taxa de juros do cartão consignado foi alterada para 2,49% no dia 2 de maio e, atualmente, o banco opera com a taxa do crédito consignado de 1,68% ao mês.

O Itaú Unibanco informa que estabelece a taxa definida pelo Conselho Nacional de Previdência Social. “Vale lembrar que o banco não oferece o produto ‘cartão consignado’, apenas a modalidade parcelada para essa linha de crédito”, disse em nota.

O Banco do Brasil oferece crédito aos beneficiários do INSS conforme as legislações vigentes. “As taxas praticadas pelo BB passam a ser de 1,50% ao mês na faixa mínima e de 1,68% ao mês no patamar máximo, conforme alteração aprovada. O prazo para pagamento é de até 84 meses”, explica o banco.

Como funciona

Pelas regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.

O empréstimo pode ser pago em até 84 meses (sete anos) e os juros são limitados, o que significa que a instituição financeira pode cobrar menos, mas não mais do que essa taxa. Ao contratar um crédito consignado, é fundamental adotar alguns cuidados para não cair em armadilhas. Como o pagamento sai direto do pagamento ou o benefício, errar nessa hora pode causar problemas.

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS, até mesmo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), devem conferir a taxa cobrada por instituições financeiras antes de pegar o empréstimo.

Para conferir as taxas e escolher a que melhor cabe no orçamento basta acessar Meu INSS sem precisar de login e senha. Confira abaixo:

Acesse o aplicativo ou site Meu INSS

• Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”

• Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles.

Confira mais Notícias

ATENÇÃO ESPECIAL PIX

Banco Central vai alterar regras do Pix para facilitar devolução em caso de fraudes

DEVOLUÇÃO DO PIX

Pix terá devolução do dinheiro em caso de golpes e rastreio de contas

MODA ÍNTIMA

De cortador de fios a empresário: paixão por lingerie vira negócio familiar com faturamento de R$ 90 mil por mês

DEVOLUÇÃO DE VALORES

Governo avisa beneficiários do INSS sobre devolução de valores

MUITO PIX

A ferramenta que mudou a relação do brasileiro com o dinheiro: conheça todos os recursos do Pix

ENERGIA MAIS CARA

Conta de luz mais cara: Aneel aciona bandeira vermelha patamar 2 para agosto

FIQUE ALERTA

IOF mais alto: o que muda para cartão de crédito, empréstimo e investimento

REDUÇÃO PREÇOS

Carros com IPI zero têm até R$ 20 mil de desconto; confira lista e preços