VISUALIZAÇÃO ÚNICA

WhatsApp: truque para rever foto de visualização única viraliza; entenda falha.

Problema no mensageiro permitia que mídias de visualização única fossem vistas mais de uma vez, dando o que falar nas redes; entenda o bug, que já foi corrigido pela Meta.

Uma falha no WhatsApp que permitia conferir fotos de visualização única mais de uma vez voltou a viralizar recentemente nas redes sociais. O caso gerou receio de diversos usuários, já que possibilitaria o vazamento de fotos e vídeos sensíveis. Normalmente, esse tipo de mídia deveria “desaparecer” após ser aberta, sem chance de a mensagem ser printada, encaminhada ou favoritada. Até mesmo apps de terceiros bloqueiam o registro.

Aqui já havia esclarecido a situação em janeiro. Nesta semana, porém, muitos internautas foram novamente impactados com vídeos sobre o tema no Instagram. Como a rede não segue uma ordem cronológica para exibir o conteúdo, levantou suspeitas de que o problema estaria ocorrendo novamente. Felizmente, a Meta parece ter resolvido a questão no início do ano. Testes realizados pela nossa redação apontam que o truque não funciona mais. A correção foi realizada discretamente, sem que empresa emitisse um comunicado oficial sobre o erro. A seguir, entenda mais sobre a falha e como se proteger.

Bug do WhatsApp viraliza: entenda o que aconteceu

O bug do WhatsApp viralizou nas redes sociais e gerou alerta para os usuários. Isso porque as fotos de visualização única podiam ser acessadas mais de uma vez, indo contra o intuito da ferramenta, que é tornar as trocas de mensagens mais seguras e impedir que conteúdos sensíveis sejam compartilhados com terceiros.

Em um vídeo publicado no Instagram, Frederick Eleotério explicou detalhadamente o problema: após receber (e abrir) um conteúdo de visualização única, o usuário podia ir até as configurações do mensageiro, acessar “Armazenamento e dados”, “Gerenciar armazenamento” e usar a lupa para localizar a conversa em questão. Depois disso, em “Mais opções”, seria possível filtrar as mídias mais recentes e, então, a imagem ou vídeo que deveriam ter “sumido” seriam acessados normalmente.

Além de Eleotério, diversos usuários publicaram vídeos alertando sobre a questão, em plataformas como Instagram e TikTok, dando bastante visibilidade ao assunto. Apesar de a postagem ser de janeiro de 2025, há diversos comentários de usuários nesta semana, alguns realizados nesta quinta-feira (3). Isso mostra que o vídeo voltou a circular, gerando novamente preocupação sobre o caso.

Erro foi corrigido pela Meta, mas sem aviso ou comunicado

O erro nos envios de visualização única surgiu pela primeira vez em setembro de 2024, sendo reportado pelo pesquisador de segurança Tal Be’ery. O bug acontecia em celulares Android e iPhone (iOS). Pouco depois, naquele mesmo mês, o problema foi corrigido. Em dezembro, o erro parece ter surgido novamente em celulares da Apple gerando relatos mais recentes sobre o caso. A Meta usou um fim de semana para trabalhar na correção em janeiro deste ano. A gigante de tecnologia não emitiu comunicado sobre a vulnerabilidade.

É possível ver mensagens de visualização única mais de uma vez?

Considerando um uso sem bugs, como o previsto para a ferramenta, não é possível acessar fotos e vídeos de visualização única mais de uma vez. Normalmente, as mídias são vistas e depois “desaparecem” da conversa. Elas não ficam salvas na galeria do telefone e também não há maneira de tirar print, favoritar ou encaminhar o conteúdo. Vale destacar que somente é possível ter certeza de que uma pessoa abriu sua mensagem de visualização única se as confirmações de leitura estiverem ativadas no app de mensagens.

Apesar de todas essas proteções, é imprescindível destacar que conteúdos íntimos só podem ser compartilhados com pessoas de confiança. Ainda que o WhatsApp barre as capturas de tela e outros tipos de compartilhamento, o receptor poderá filmar a tela com um telefone secundário, gerando grandes dores de cabeça para você no futuro.

  Sem bugs, fotos de visualização única do WhatsApp podem ser abertas somente uma vez; depois disso, elas “desaparecem” permanentemente  — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Confira mais Notícias

ATENÇÃO ESPECIAL

Esses 3 iPhones foram descontinuados em 2025; veja se o seu está na lista.

LANÇAMENTO

TikTok Shop deve chegar em abril no Brasil; entenda impactos no mercado.

MINI CÂMERA

Mini câmera chaveiro faz sucesso nas redes; conheça e veja onde comprar.

TECNOLOGIA

O Fim de uma Era: Microsoft Anuncia o Encerramento do Skype.

DIFERENÇA 16

iPhone 16 vs. iPhone 16e: saiba quais são as diferenças.

MUDANÇA NO ZAPP

Tchau, balão verde: WhatsApp anuncia novidades para mudar a cara do chat.

MAIS ANTIGO NÃO

WhatsApp deixará de funcionar em iPhones antigos; saiba quais modelos.

SERVIÇO 5G

5G de altíssima velocidade estará liberado para todo Brasil a partir de hoje, dia 02 dezembro;