Estratégia começa com o ID Polo em 2026 e inclui versões elétricas de Golf, Tiguan e Passat;
A Volkswagen decidiu revisitar sua história para entrar de vez na era da eletrificação. A partir de 2026, a montadora alemã vai substituir a lógica numérica usada até agora na linha de elétricos (como ID 3, ID 4 e ID 7) e reintroduzir nomes clássicos, já consolidados na memória do público. O primeiro deles será o ID Polo, que chega ao mercado britânico por cerca de £ 22 mil.
O movimento representa uma guinada em relação à estratégia recente, considerada por muitos confusa e sem apelo emocional. A mudança também mira a continuidade da tradição de modelos icônicos como Golf, Tiguan e Passat, que terão suas versões elétricas nos próximos anos.
— Nomes como Polo ou Golf estão profundamente enraizados. Eles representam qualidade, tecnologia acessível e tradição. Queremos levar essas qualidades para a era da eletricidade — disse Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, à revista Autocar.
O que esperar do ID Polo
O modelo será baseado no conceito ID 2all e fará parte da chamada “Família de Carros Urbanos Elétricos” da VW, que também contará com o Skoda Epiq e o Cupra Raval, todos desenvolvidos sobre a plataforma MEB Entry.
O ID Polo terá duas opções de bateria — 38 kWh e 56 kWh — com autonomia de até 450 km. O carregamento rápido suportará potência de até 125 kW. A versão de topo deve alcançar 223 cavalos de potência. A Volkswagen também confirmou o lançamento do ID Polo GTI, primeiro elétrico a ostentar o tradicional emblema de esportividade da marca.
Detalhes que remetem ao passado
Além do nome, a fabricante promete recuperar alguns elementos práticos que agradam consumidores, como o retorno dos interruptores físicos para funções básicas, em substituição a controles exclusivamente digitais criticados por usuários.
A VW também afirma que os novos modelos terão foco em melhor qualidade de acabamento e menor impacto ambiental, eliminando plásticos rígidos e reduzindo o uso de cola nos interiores.