O Vital, micareta que reunia milhares de pessoas em Vitória e teve a última edição em 2006, vai voltar. O retorno está marcado para acontecer nos dias 16 e 17 de setembro deste ano.
O carnaval fora de época na capital capixaba teve a primeira edição em 1994 e, ao longo de 12 anos, reuniu os principais nomes do axé.
Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, É o Tchan, Araketu, Asa de Águia e diversos outros artistas passaram pelas ruas de Vitória em cima do trio, seguidos por uma multidão.
O Vital chegou a reunir mais de 500 mil pessoas ao longo dos dias do festival em algumas das edições. Nesta reportagem, você vai relembrar os destaques da micareta que marcou o Espírito Santo na rota da folia nacional.
O início
O Vital começou em 1994 a partir do bloco "Lavagem do Triângulo", no bairro Praia do Canto. Na primeira edição, realizada na Avenida Dante Michelini, em Camburi, o evento registrou a participação de 60 mil pessoas.
Entre as atrações, estiveram as bandas Asa de Águia e Furtacor, de Salvador, e do Bloco Mukeka.
A tradicional 'pipoca'
O sucesso do primeiro ano foi apenas o início de anos gloriosos para o Vital. Em 1995, na segunda edição, o evento contou com cerca de 200 mil foliões. E não parou por aí.
A festa não teve expansão apenas nos números, mas também na infraestrutura. Ao longo dos anos seguintes, o Vital contou com setores mais privilegiados com os camarotes e lugares mais próximos aos trios, para quem tinha o abadá.
Isso não impedia a participação de quem queria curtir sem pagar nada. O tradicional setor "pipoca" ficava fora do ponto central da festa, mas também possibilitava a participação de inúmeros foliões, para deixar a festa completa.
De Chiclete com Banana a Ivete Sangalo no trio: a festa em 1998
Em 1998, a banda Chiclete com Banana era a atração principal de um dos dias mais concorridos. O trio "Nana Banana" arrastava uma multidão, que também tinha a chance de ver os trios "Pica-Pau" e "Mukeka".
Vital de 1998 — Foto: Reprodução/TV Gazeta
A importância da festa era tão grande que a estrela Ivete Sangalo, mesmo passando mal e com soro na veia, não deixou de subir no trio elétrico e animar os milhares de foliões nos camarotes e nas ruas da capital do ES.
De 60 mil para 500 mil
O esforço em cima do trio e pelas ruas era justificado e o que se via antes do evento eram filas nos pontos de venda dos abadás e ingressos para o camarote.
Durante os três dias de evento, sexta-feira, sábado e domingo, o Vital chegou a levar para as ruas de Vitória 500 mil foliões, 440 mil pessoas a mais do que a primeira edição.
O fim
A festa, aos poucos, foi perdendo a força. Sob reclamação de moradores por conta do barulho, o Vital precisou mudar de local.
Saiu das ruas para a Praça do Papa, na Enseada do Suá. A última edição aconteceu em 2006 e a chuva que insistiu em cair durante os dias do evento anunciava o final do carnaval fora de época que marcou uma geração no ES.
Recomeço em 2022
O Vital voltará a ser realizado em 2022. A rede social do evento divulgou, nesta quinta (2), que serão dois dias de festa: 16 e 17 de setembro.
A nova edição será no Sambão do Povo, mesmo local dos desfiles das escolas de samba de Vitória. As atrações ainda não foram divulgadas.
Informações: G1