ALIMENTAÇÃO

Verão 2025: nutricionista explica como ter uma alimentação saudável.

O calor intenso pode causar falta de apetite, tornando fundamental optar por inserir na dieta alimentos leves e estar atento à procedência.

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitas pessoas aproveitam o período para tirar férias em praias e piscinas, deixando de lado uma rotina alimentar adequada. Essa combinação pode trazer riscos à saúde, especialmente em relação à desidratação e consumo de alimentos que podem estragar facilmente quando expostos às altas temperaturas.

A estação exige cuidado especial com a alimentação. O calor intenso pode causar falta de apetite, tornando fundamental optar por inserir na dieta alimentos leves e estar atento à procedência, validade e acondicionamento dos produtos consumidos. O aumento da temperatura corporal e da transpiração tornam o consumo regular de líquidos indispensável.

A nutricionista Tarcila Campos, do  Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz que é possível conciliar momentos de lazer com uma alimentação saudável, mesmo durante o verão. “Adote estratégias que priorizem refeições leves, nutritivas e refrescantes, sem excluir completamente os alimentos mais prazerosos. Dê preferência a alimentos frescos e naturais, como frutas e vegetais, que ajudam na hidratação e são aliados da saúde”, orienta. Outra dica é consumir sucos naturais de frutas, água de coco e água.

Para manter um cardápio saudável e saboroso, devemos incluir alimentos leves, ricos em água e nutrientes que ajudam a manter a hidratação e bem-estar de forma geral.

Aspas de citação

Prefira refeições leves e de fácil digestão, ricos em proteínas magras e gorduras saudáveis como carnes de frangos e peixes. Esses alimentos evitam a sensação de peso no estômago e cansaço após as refeições

Tarcila Campos

•Nutricionista

Aspas de citação

Preparações frias são boas opções para o verão, como saladas variadas, wraps, vitaminas e sorvetes caseiros feitos com frutas e iogurte natural, que ajudam a refrescar o corpo.

Outro cuidado importante diz respeito ao consumo de alimentos vendidos por ambulantes, como milho cozido, queijo coalho e frutos do mar. Esses produtos podem oferecer riscos à saúde, pois nem sempre é possível garantir que o preparo, armazenamento e manuseio foram realizados de forma adequada. Por isso, esses alimentos podem ser contaminados por bactérias, vírus ou parasitas, exigindo cuidado redobrado com a higiene e a conservação para evitar intoxicações alimentares.

Confira mais Notícias

CHOCOLATE AMARGO

Comer este tipo de chocolate reduz risco de diabetes, diz estudo de Harvard.

MEL NA MERENDA ESCOLAR

Entenda por que Roraima quer incluir mel na merenda em escolas;

REFRIGERANTE FAZ MUITO MAL

Revelado novo risco associado ao consumo de refrigerantes;

AZEITE PROIBIDO

Ministério da Agricultura proíbe venda de 12 marcas de azeite de oliva; veja quais são;

FOGÃO INVISÍVEL

Fogão invisível: veja como funciona modelo de indução que viralizou na web;

CAFÉ EM ALTA NA CHINA

Consumo de café dispara na China, e Brasil pega carona em ‘hype’ que tem até delivery por drones;

CUIDADO NA COZINHA

Airfryer: saiba quais são as comidas que não podem entrar na fritadeira sem óleo;

AÇAÍ E GARAPA TOME CUIDADO

Açaí e garapa têm risco de transmitir doença de Chagas? Entenda os cuidados;