Velocidade constante, calibragem adequada e planejamento de rota são essenciais para economizar.
Diante de mais um feriado prolongado, a programação de uma viagem em família é sinônimo também de boas horas dentro de um automóvel. Além da manutenção em boas condições feita de forma preventiva, é preciso otimizar os espaços, refletir sobre o peso a bordo e também a respeito do combustível.
Um automóvel é mais econômico na estrada e algumas dicas são importantes para conduzi-lo de forma mais eficiente. Por isso, 10 dicas importantes para quem quer dirigir na estrada e economizar combustível.
Dirigir na estrada em velocidade constante
É o grande segredo para economizar. Evite acelerações prolongadas e freadas bruscas. Procure-se antecipar ao fluxo de trânsito e procure dirigir sempre em velocidade constante. Lembre-se que entre 100 e 110km/h é a certeza de economizar 20% mais do que acima dos 120km/h.

Fez uma parada? Acelere suavemente
Durante uma viagem ou após algum trecho de trânsito intenso retome a condução do veículo de forma gradual. Acelerando gradativamente, o motor e o câmbio vão se adequar ao desempenho esperado sem prejudicar o consumo do veículo.
Calibre os pneus antes de pegar a estrada
Pneus gastos ou baixos ajudam a prejudicar o consumo que pode aumentar até 10%. Pare no primeiro posto de combustível o mais próximo de casa possível e calibre o pneu com a medida máxima. Utilize como referência o manual do fabricante.

Use o ar-condicionado
Pode parecer estranho, mas o ar-condicionado na estrada é mais econômico do que a janela aberta, o que prejudica a aerodinâmica do veículo. Use o ar-condicionado em temperatura média e feche os vidros, é claro.
Nas descidas de Serra utilize o freio motor
Se o veículo for manual, jamais deixe em ponto morto para descer a serra, achando que essa atitude irá ajudar a economizar. Pelo contrário. Se o veículo for automático também não movimente a alavanca para o “N”. Essa atitude não ajuda a economizar nada.
Faça um planejamento da sua viagem
Estude a melhor rota e utilize os aplicativos de navegação para evitar trechos com mais trânsito. Quanto maior o trânsito maior será o gasto de combustível. E muitas vezes, um trecho mais longo resultará em maior economia de combustível do que um trecho mais curto e cheio de atalhos e necessidade de acelerar e frear o veículo.
Leve só o necessário
Muitas vezes o veículo já tem itens demais. Mesmo que a família seja grande planeje levar apenas o necessário durante a viagem. De preferência, deixe para comprar os insumos como alimentos no local e evite carregar tanto peso a bordo. Quanto maior o peso maior será o consumo de combustível.
Faça sempre uma revisão preventiva
Quem faz uma revisão antes de pegar a estrada pode descobrir algum defeito no veículo que pode comprometer uma viagem inteira. Portanto, é sempre recomendado passar em um mecânico de confiança e verificar itens como o nível de óleo, calibragem dos pneus, mangueiras e cabos, fluido de radiador e também alinhamento e balanceamento da direção.