USAR IA NA EDUCAÇÃO

Uso da Inteligência Artificial na educação;

Entenda como essa ferramenta que vem ganhando destaque nos últimos anos e de que forma pode ser utilizada nas escolas.

O uso da Inteligência Artificial (IA) é um tópico que vem causando muitas discussões e divergências nos últimos anos. Ferramentas como o Chat GPT, LuzIA e Dall-E podem ser utilizadas para otimizar tarefas e facilitar o trabalho. Tais ferramentas estão se tornando cada vez mais presentes nas escolas e universidades. Nesta matéria iremos apresentar maneiras de utilizar a Inteligência Artificial como um auxílio para a educação.

Personalização do ensino, automatização de tarefas e uso em sala de aula

Possibilitar a personalização do ensino é uma das principais vantagens do uso da IA na educação. Plataformas de aprendizado que utilizam a Inteligência Artificial conseguem adaptar o conteúdo com base nas necessidades de cada aluno, o que pode ser útil em classes com muitos alunos. Os sistemas analisam o desempenho do estudante e desenvolvem atividades de acordo com as suas dificuldades.

A IA, se bem treinada, pode ser utilizada para automatizar tarefas administrativas, corrigindo provas e gerando relatórios. Isso pode aliviar a carga horária dos professores e permitir que eles foquem no planejamento das aulas e no acompanhamento dos alunos.

O mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela e doutor em Sociologia, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, André Lemos utiliza a IA em algumas aulas. “Teve uma ou duas aulas que eu pedi para que os alunos, por exemplo, pesquisassem uma coisa que eu estava falando, o que o chat de GPT falava, definia sobre aquele conceito. Se eu não me engano era plataformização, o que é plataformização? Então, antes de eu explicar o que era plataformização, eu pedia: ‘bota no chat de GPT e veja o que ele diz que é plataformização’. Aí com a resposta a gente discutia. Então, essa é uma maneira interessante de usar em sala de aula, para você poder trazer discussões a partir de uma resposta dada por um sistema de inteligência artificial que faz uma leitura da internet e produz uma resposta específica”, contou.

Mas e os contras?

Apesar das vantagens, o uso da Inteligência Artificial na educação deve ser estudado e supervisionado pelos professores. Lemos aponta que o uso desse recurso pode ser válido se utilizado com cautela. “Claro que não pode ser um subterfúgio para você pedir as coisas prontas e copiar, mas para você usar isso, para se informar e para, a partir daí, produzir uma reflexão, um pensamento sobre um determinado assunto, eu acho que é totalmente válido”, afirma.

Outra preocupação que envolve o uso da IA é o uso excessivo do tempo de tela por crianças e adolescentes. O Governo Federal está preparando para outubro um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares nas escolas do Brasil. O motivo da proibição seria os prejuízos do uso dos equipamentos livremente pelos estudantes, como a dificuldade em prestar atenção às aulas e em socializar. O projeto ainda gera divergências entre os deputados federais.

Barrar a Inteligência Artificial é a solução?

As ferramentas de IA vêm se desenvolvendo mais rápido com o passar do tempo e gera opiniões controversas, algumas pessoas defendem que a Inteligência Artificial é prejudicial, pois sentem que não é um dispositivo confiável e pedem o fim dela. Para André Lemos, este não é o caminho. “Barrar a inteligência artificial de uma maneira meramente vulgar, eu diria que é um desserviço à educação. Eu acho que o interessante é a gente saber os limites, até que ponto a gente pode usar, em que lugares eu posso usar, o que eu posso fazer”, apontou e continuou: “Eu acho que o interessante é não se fechar a essa novidade, mas desenvolver sempre um raciocínio crítico em relação a ela”.

Confira mais Notícias

CURSOS À DISTÂNCIA

MEC quer impor provas presenciais para cursos EaD com estrutura mínima para as sedes físicas, mas setor resiste

FIES APERTADO

Criado para público de baixíssima renda, Fies Social ‘cobra’ mais de R$ 2 mil por mês em cursos de medicina: ‘De social, não tem nada’, diz aluna.

OPORTUNIDADE

Professores terão direito a 15% de desconto em hotéis pelo Brasil, anuncia governo.

COMUNICADO OFICIAL

Lei que proíbe celular nas escolas é sancionada; veja como funciona no ES.

BOLSA NA FACULDADE

Mil estudantes do ES poderão fazer faculdade privada de graça em 2025, saiba como;

ESTUDAR FORA DO PAÍS

Estudar medicina no Brasil ou Paraguai? Compare custos e vantagens;

COMO USAR NOTA DO ENEM

Enem 2024: como ingressar em universidades brasileiras ou do exterior com nota da prova;

CAMPEÃO EM MATEMÁTICA NO PAÍS

Cocal dos Alves: a cidade do interior do Piauí que conquistou quase 300 medalhas na Olimpíada de Matemática;