CRISTO REDENTOR

Qual é a maior? Compare a altura das estátuas de Cristo no Brasil.

Cisto Protetor, em Encantado, chega a 43,5 metros com o pedestal. Complexo será inaugurado neste domingo (6).

 De braços abertos, os ‘Cristos’ espalhados pelo Brasil contemplam as paisagens lá do alto entre nuvens, montanhas e multidões. Mas qual deles se sobressai em altura?

A maior estátua de Cristo do país não está no Rio de Janeiro, nem em Minas Gerais, mas sim em uma pequena cidade gaúcha chamada Encantado. Com 43,5 metros de altura, o Cristo Protetor é agora a mais alta estátua de Cristo do Brasil. Confira abaixo.

Maiores estátuas de Cristo — Foto: Arte/ g1

O Complexo do Cristo Protetor será inaugurado neste domingo (6). O local conta com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação. Veja abaixo o que compõe a estrutura.

A cerimônia está marcada para as 10h, e a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) estima que duas mil pessoas, incluindo doadores, associados, autoridades políticas e religiosas, participem da inauguração oficial.

O complexo foi desenhado pelas arquitetas Daniela de Conto, Gislaine Castoldi, Thais Castellani e pela engenheira Laís Ferreira.

Encantado

Com 22 mil habitantes, a cidade de Encantado, a cerca de 145 quilômetros de Porto Alegre, viu sua realidade mudar em junho de 2021, quando foi inaugurada em um morro do município estátua do Cristo Protetor, a maior do Brasil, segundo a prefeitura.

Desde a abertura parcial para visitação, o local recebeu mais de 300 mil turistas de cerca de 60 países.

Cristo Protetor

A estátua foi finalizada em abril de 2022. Com 37,5 metros de altura – chegando a 43,5 metros com o pedestal que a sustenta, o equivalente a um prédio de 14 andares –, também conta com um mirante com vista panorâmica direto do coração da estátua. A obra, custeada com recursos de empresários da região, foi iniciada em 2019.

A Associação Amigos de Cristo, uma entidade sem fins lucrativos, irá se responsabilizar pela manutenção do complexo e o excedente das doações será doado, segundo o vice-presidente.

Na economia, a obra possibilitou a abertura e ampliação de restaurantes, hotéis e outros empreendimentos na região. Além disso, o monumento ajuda a consolidar o estado como destino de turismo religioso no país.

“O turismo religioso movimenta bastante. Para a região do Vale do Taquari, que não tinha toda essa visibilidade diante da importância que tem, eu vejo como uma super alavancada”, comentou, em 2022, ao g1, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) no Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz.

O que haverá no espaço

  • Capela de vidro: em homenagem ao Santo Scalabrini, bispo italiano, canonizado em 2022 e conhecido como o ‘’Pai dos Migrantes’’, dedicado à causa dos imigrantes e refugiados;
  • Fonte dos Apóstolos: com 12 jatos d’água simbolizando os discípulos de Jesus;
  • Caminho dos Salmos: trajeto demarcado com citações bíblicas;
  • Fonte da Vida: localizada no pedestal da estátua, com quedas d’água representando a ressurreição de Cristo;
  • Monte das Oliveiras: espaço de reflexão inspirado nos sermões de Jesus;
  • Placa dos Doadores: homenagem aos contribuintes da obra.

O projeto prevê ainda bilheterias, praça de alimentação, banheiros amplos (35 femininos, 36 masculinos, 4 PNE e 2 familiares) e 8 lojas.

Confira mais Notícias

CURSOS DISPONÍVEIS

Ifes abre inscrição para mais de mil vagas em cursos técnicos de graça; veja as opções e como participar

NOVA REGRA

Nova regra que limita trabalho do comércio domingos e feriados entra em vigor em julho

TOME CUIDADO

Por que a Apple pede para não dormir perto do celular durante carregamento.

OPORTUNIDADE

Governo amplia ‘Minha Casa, Minha Vida’ para famílias com renda até R$ 12 mil

COMUNICADO OFICIAL

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central.

FIQUE ATENTO

Celular com memória cheia? Veja como liberar espaço sem apagar NADA.

TRATAMENTO ESGOTO

Cesan faz leilão bilionário em junho para tratar esgoto de 43 cidades do ES.

OPORTUNIDADE

Por que uma cidade segue sem médico, apesar de oferecer R$ 2,5 milhões/ano?