Oportunidade de Emprego

Polícia Penal do ES deve ganhar mil agentes até julho de 2024

Com concurso atual em andamento, expectativa da Secretaria de Estado da Justiça é que efetivo seja ampliado em até quatro vezes.

A Polícia Penal do Espírito Santo deve ter um aumento em seu efetivo nos próximos meses. Criada em dezembro após a reformulação do cargo de inspetor penitenciário e atualmente com cerca de 1.900 agentes, a corporação tem concurso em andamento e a primeira turma de formação será chamada a partir de julho.

“O concurso atual corre sem nenhum tipo de embaraço, e acreditamos que a primeira turma será convocada no dia 22 de julho para início do primeiro curso de Polícia Penal. Nosso objetivo é chegar até 4.000 policiais penais nos próximos anos”, diz Rafael Pacheco, secretário de Estado da Justiça.

Segundo a Secretária da Justiça do Espírito Santo (Sejus), a função da Polícia Penal é zelar pela integridade física e moral da pessoa sob custódia estatal, em decorrência de prisão ou medida de segurança. Cabe ainda aos policiais penais a vigilância e recaptura de presos fugitivos, além do planejamento e coordenação de ações para manutenção e controle da ordem em ambientes prisionais.

“O aumento do efetivo de policiais penais vai resultar num círculo positivo e virtuoso na qualidade da segurança do sistema prisional capixaba. Temos o compromisso do governador Renato Casagrande de permitir que a gente contrate até mil policiais penais nesse concurso atual, a depender da janela orçamentária. Além disso, temos autorização para lançar um concurso semelhante ainda este ano ou, no mais tardar, no primeiro trimestre do próximo ano”, destaca Pacheco.

O concurso da Polícia Penal

Em janeiro deste ano, os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da Sejus passaram pelo Teste de Aptidão Física (TAF). Na sequência, os candidatos passam por exames psicotécnicos, de saúde, hetero identificação, investigação social e curso de formação, todos de caráter eliminatório, como divulgou a secretaria.

Nos próximos concursos, os pré-requisitos previstos para o cargo serão: idade igual ou superior a 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E.

Atualmente, a remuneração para o cargo é de R$ 4.717,08, além de auxílio-alimentação no valor de R$ 600, com carga horária de 40 horas semanais.

Confira mais Notícias

MAIS PMs

Governo do ES vai convocar mais 650 aprovados em concurso para soldado da PM.

GOLPE NO CARNAVAL

Associação de bancos dá dicas para evitar golpe financeiro no Carnaval.

FEMINICÍDIO CRIME MÁXIMO

Lei que aumenta pena máxima de feminicídio para até 40 anos é publicada no Diário Oficial;

Nova Carteira de Identidade

Nova Carteira de Identidade: emissão em todo o ES começa em 1º de abril

Segurança

Governo anuncia convocação de mais mil soldados aprovado em concurso da PM