LANÇAMENTO

Pix Parcelado e Pix em Garantia: confira as novidades e quando entram em vigor

Novas funcionalidades do Pix, que também incluem autoatendimento do MED, começam a partir do segundo semestre deste ano.

Banco Central (BC) anunciou novas funcionalidades para o Pixincluindo o Pix Parcelado e o Pix em Garantia, que permitirão o uso do sistema de pagamentos instantâneo em operações de crédito. A última reunião do Fórum Pix, realizada no final de março, detalhou as novidades.

Além disso, as instituições financeiras deverão implementar o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), facilitando a devolução de valores em casos de fraude.

O Pix Parcelado tem previsão de entrar em vigor em setembro deste ano e possibilitará ao usuário (pessoa física ou jurídica) obter crédito para parcelar uma transação. O recebedor terá acesso imediato ao valor total, enquanto o pagador poderá quitar o débito em parcelas, de forma semelhante ao funcionamento de um cartão de crédito.

O Banco Central exemplifica essa funcionalidade em compras no varejo, já que o Pix Parcelado permitirá a aquisição de bens e serviços de maior valor, beneficiando aqueles com menor acesso a outras formas de crédito. O usuário vai poder utilizar qualquer tipo de transação Pix, incluindo transferências.

Já o Pix em Garantia tem lançamento previsto para 2026. Ele permitirá que empresas utilizem seus recebíveis futuros de Pix como garantia em operações de crédito. “O objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante”, informou o Banco Central.

De acordo com o BC, essa solução é para estabelecimentos comerciais e empresas. A complexidade de sua infraestrutura é o motivo apontado pela instituição para o prazo de implementação em 2026.

Mais novidade no Pix

Outra novidade para o Pix, com início de operação previsto para 1º de outubro deste ano, é o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Essa ferramenta possibilitará a devolução de valores em casos de fraude diretamente pelo aplicativo dos bancos.

Atualmente, para contestar débitos via Pix decorrentes de fraudes, golpes ou outros crimes, o cliente precisa entrar em contato com a instituição financeira. Com o autoatendimento, os bancos deverão oferecer essa funcionalidade em seus aplicativos de forma totalmente digital, dispensando a necessidade de o usuário buscar atendimento presencial ou remoto para registrar o pedido.

Segundo o BC, essa medida visa acelerar o processo de devolução de valores. Ou seja, vai aumentar a chance de bloqueio de recursos provenientes de fraude. Do mesmo modo, a vítima terá mais chances de recuperar o dinheiro desviado.

Confira mais Notícias

COMPARAÇÃO

Quando um carro elétrico é mais vantajoso que um a combustão? Calculamos

FIQUE ATENTO

‘Com 200%, o negócio vai parar’: setor do vinho na França teme bilhões em perdas com taxa de Trump

CUIDADOS

Delegado faz alerta sobre embalagens de encomendas deixadas no lixo

NOVIDADE

Novo sistema não funcionará em iPhones antigos; saiba se o seu está de fora.

APROVADO

Anvisa aprova uso do Mounjaro para tratar a obesidade…

CIDADANIA EUA

Como brasileiros estão ‘comprando’ o Green Card: saiba o que é o visto EB-5.

FIQUE ATENTO

Divórcio unilateral e extinção do ‘solteiro’: o que o novo Código Civil pode mudar na vida conjugal

NOVOS PREÇOS

Wegovy e Ozempic ficam até 19,6% mais baratos; veja novos valores