Profissionais são importantes não só para entregar o corte perfeito, mas também para ajudar a escolher a carne para o preparo.
Se você não é especialista ou não tem costume de cozinhar, já deve ter pedido ajuda de um açougueiro na hora de comprar carne. Na última quinta-feira (9), comemorou-se o dia desse profissional.
No Mercado Público de Porto Alegre, assim que o fim de semana começa a se aproximar, a procura pelo insumo do churrasco já começa a crescer. Mas a carne não precisa ser preparada só no espeto ou na grelha: pode ser frita, assada, moída e até colocada na air fryer.
Um dos profissionais mais longevos na atividade, o açougueiro Raul de Medeiros, que trabalha na função há mais de 40 anos, explica que o gosto depende do cliente, mas cada corte de carne é indicado para um tipo de preparo. Veja abaixo as dicas do açougueiro para preparar o prato perfeito.
No game das carnes, também é possível ver de que parte do bovino sai cada corte e qual é o uso indicado para cada um.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/t/HAtaXhTgq9BiQhL3fBpQ/bom-dia-rio-grande-limpo-bdrg-0910-frame-160309.jpg)
Açougueiro explica quais são os melhores cortes de carne para cada uso
Que corte usar para cada prato
- Churrasco: vazio, picanha, maminha, cortes com osso (como costela, janela e ripa), contrafilé;
- Bife: coxão de dentro (ou coxão mole), alcatra, filé mignon;
- Carne moída: acém, patinho, coxão de fora (ou coxão duro), paleta;
- Ensopado: carnes de segunda, com ou sem osso, como acém e paleta;
- Forno: maminha
- Air fryer: costela, ripa e cortes sem osso no geral
