Além das medalhas, Jogos Olímpicos estão presenteando atletas com presente especial.
Nesta edição das Olimpíadas de Paris, os atletas que sobem ao pódio recebem – além das medalhas, claro – um “canudo” que lembra aqueles de diplomas de formaturas. O presente chamou tanta atenção que muitas pessoas foram para as redes sociais perguntar o que era aquilo.
Para quem ficou curioso, responderemos a dúvida: cada “canudo olímpico” vem com um pôster oficial das Olimpíadas de 2024.
Desenvolvido pelo ilustrador francês Ugo Gattoni, o cartaz traz uma Paris olímpica, vibrante e cheia de detalhes, sendo usada como um palco gigante para diversos esportes. Como a ideia da organização foi realizar a cerimônia de abertura a céu aberto, o desenho foi pensado para remeter a uma Olimpíada externa, espalhada pela cidade.
“Essa paisagem espetacular convida os espectadores a mergulhar e descobrir uma variedade de detalhes e cenas em miniatura que, combinadas, formam um todo fascinante e extremamente colorido”, diz material oficial do site das Olimpíadas.
De fato, a imagem tem tanta informação, que logo de cara fica impossível não lembrar de Onde Está o Wally? Só que ao invés de buscar o simpático homem de roupa listrada e gorro, você precisa analisar aos poucos cada uma das tantas partes que compõem a ilustração para ter certeza que não deixou nenhum pedaço dessa versão de Paris para trás.
No desenho, é possível encontrar elementos que representam o evento, como os anéis olímpicos, medalhas, locais de competição e mascote, além de lugares históricos da capital francesa, como a Torre Eiffel, o Rio Sena, Arco do Triunfo, etc.
Outro detalhe interessante é que, pela primeira vez na história dos Jogos modernos, os pôsteres oficiais dos eventos Olímpico e Paralímpico se completam. Apesar de funcionarem separados, quando unidos, é possível ter uma imagem mais ampla do que os organizadores do evento imaginaram para a cidade nesses dias olímpicos.
Nas edições anteriores, exceto a do Rio de Janeiro, em 2016, o brinde dos medalhistas eram buquê. Em Tóquio, as flores eram amarelas, verdes e azuis, colhidas de três distritos japoneses devastados pelo terremoto e tsunami de 2011.