Junte água e limão e você tem uma mistura poderosa em termos nutricionais.
A primeira é o alimento mais importante entre todos e participa da maioria das funções do nosso corpo.
Já o segundo é uma fruta rica em vitamina C, que não pode ser estocada e precisa ser reposta por meio da dieta porque diferentes processos metabólicos dependem dela.
Apesar de toda essa importância, a fama da dupla se deve ao seu aclamado efeito emagrecedor. Mas os especialistas em nutrição advertem: não dá mais para acreditar que o consumo de apenas um alimento —isoladamente— e sem as devidas mudanças no estilo de vida se associa a esse benefício.
O organismo possui limitado poder de absorção da vitamina C.
Quando quantidades maiores que 500 mg são ingeridas, a absorção é reduzida.
Todo excesso é excretado pela urina.
Por dentro de um shot de água com limão
A dupla promove hidratação e pode ser uma boa ideia para quem tem dificuldade para se hidratar diariamente. Para garantir maior consumo de água, basta diluir o limão em uma maior quantidade dela.
Você pode usar um limão espremido para um copo de 150 ml de água e repetir a dose ao longo do dia. Confira os nutrientes contidos em 100 g de limão tahiti (1 unidade):
Vitamina C: 38,20 mg
Calorias: 32 kcal
Carboidratos: 11,1 g
Fibras: 1,20 g
Proteínas: 0,9 g
Gorduras: 0,1 g
Potássio: 128 mg
Cálcio: 51 mg
Magnésio: 10 mg
Sódio: 1 mg
Os reais efeitos no seu corpo
Beber água com limão não tem efeito milagroso, mas a prática é vista pelos especialistas como uma estratégia que colabora para o consumo diário da quantidade de vitamina C suficiente para atender às funções que ela tem em nosso organismo.
A quantidade recomendada é 75 mg para mulheres adultas, e 90 mg para homens.
O suco de 2 limões espremidos —cerca de 100 ml, contêm de 30 mg a 40 mg de vitamina C. Portanto, para alcançar o valor recomendado diário da vitamina seria necessário obtê-lo por meio de outros alimentos da sua dieta.