REPUBLICADO

Ministério da Educação anuncia revisão do Decreto 12.686/2025

Ministério da Educação anuncia revisão do Decreto 12.686/2025;

Ministério da Educação (MEC) confirmou que o Decreto nº 12.686/2025 será revisado e republicado nos próximos dias, após diálogo com entidades representativas da educação especial. A decisão foi comunicada durante reunião realizada nesta terça-feira (11), em Brasília (DF), entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e representantes da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e de outras instituições do setor.

O encontro contou com a presença do diretor social da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo, que participou como membro da diretoria da Fenapaes. Também estiveram presentes parlamentares que apoiam a causa, entre eles o senador Flávio Arns (PSB-PR). As entidades apresentaram propostas de aprimoramento do decreto com o objetivo de garantir segurança jurídica e assegurar a continuidade da oferta da educação especial em todo o país. Vanderson Gaburo fez uma avaliação do encontro e debate:

O decreto sempre foi um tema sensível para nós, pois sua publicação gerou impacto significativo em diversas APAEs e instituições que atuam na oferta de educação especial — ainda que, no Espírito Santo, nossa atuação se restrinja ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). De modo geral, o decreto teve uma recepção negativa em todo o país.

Diante disso, houve uma intensa mobilização política das APAEs e de outras entidades representativas das pessoas com deficiência, o que levou a um amplo debate com o Ministério da Educação para a reestruturação e revisão do texto. Essa interlocução resultou em ajustes e aprimoramentos no decreto, com o objetivo de garantir mais segurança e assegurar direitos na oferta de educação especial em todo o Brasil. Assim, é possível destacar que o decreto passará por revisão e adequações em sua redação.

Revisão do Decreto e Impacto na Educação Especial

De acordo com os participantes, o ministro se comprometeu a incorporar as alterações sugeridas pelas instituições e republicar o texto revisado. O entendimento comum é de que a nova versão deve resguardar o direito das pessoas com deficiência e de suas famílias de escolher a modalidade de ensino mais adequada às suas necessidades, reforçando o princípio da inclusão e a valorização das escolas especializadas.

Confira mais Notícias

CASAMENTO MODERNO

Para ‘manter a pureza’: com primeiro beijo só no casamento, ‘namoro de corte’ vira febre entre jovens cristãos

OPORTUNIDADE

Novo ônibus itinerante do Hemoes deve atender até 120 doadores de sangue por dia

MUITO CUIDADO

Gordura no fígado: como a alimentação ajuda a frear a doença silenciosa…

FIQUE ATENTO

O que fazer se você não dormiu o suficiente durante a noite: a rotina de 30 minutos para ‘reiniciar’ o cérebro e salvar o dia

ROBERTO CARLOS

Roberto Carlos está ‘sem maiores problemas’ após acidente com Cadillac em Gramado

ATENÇÃO ESPECIAL

Dermatite atópica: saiba o que causa a doença e como tratar

ESTUDO DA FELICIDADE

Sexo uma vez por semana aumenta a felicidade? Estudos revelam o ‘número ideal’ para casais

CARAVANA NATAL

Caravana de Natal da Coca-Coca vai percorrer 21 cidades do ES; veja rotas e datas