HISTÓRIA DE SUCESSO DOS CAFEZAIS

Jovem viraliza na internet ao mostrar rotina de trabalho em lavoura de café;

Aos 24 anos, Kassiane Thayna viralizou nas redes sociais ao mostrar a rotina na roça em Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. Recentemente, ela ainda lançou a própria marca de café e chegou a vender para Portugal.

Kassiane Thayna, de 24 anos, começou a frequentar o cafezal aos 8 meses, enrolada na mãe enquanto ela colhia os grãos. Os primeiros passos dela foram com os pés descalços na terra, debaixo dos arbustos de café na cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais.

“Com 3 anos eu ficava na lona de café brincando com terra, quando tinha 9 anos comecei a adubar e ‘apanhar’ os grãos sozinha. Com 16 anos já tinha que dividir as funções de trabalhar fixo na lavoura e ir para a escola”, contou.

A história da família da jovem com o café está entrelaçada há mais de 70 anos. “Meu bisavô que começou com ‘tudo isso’ e o ‘resto da gente’ continuou com agricultura nas nossas terras”, disse.

Hoje, Kassiane, levanta todos os dias às 4h da manhã e parte para o cafezal. “A rotina é corrida, o almoço é antes das 10h e o trabalho é árduo”.

Apesar do entusiasmo ao contar a história, ela lembra que a vida teve os momentos ‘brutos’, como brincou, por exemplo, para dividir a vida entre o trabalho e a escola. Eram 3 quilômetros de casa até o ponto de ônibus, todos os dias.

“Chegava já trocava de roupa, ia para a lavoura e ficava até ‘o sol baixar’. Eu ‘arrumava um jeito’, era o que eu queria, mas com certeza não era fácil”, concluiu.

Quase 3 milhões de seguidores

Inspirada por outra pessoa da roça, Kassiane começou a gravar conteúdo mostrando o dia a dia em 2018.

“Tinha muita vergonha. Olha no início não foi fácil ‘a coisa’ não, pensei em desistir várias vezes”, lembrou.

Kassiane lançou neste ano a própria marca de café — Foto: Arquivo Pessoal

Até que em 2022 um vídeo viralizou nas redes sociais. Ela ganhou 10 mil seguidores, depois 20 mil. “Começar a pensar que isso podia dar certo, e graças a Deus deu. Hoje somos quase 3 milhões”, comemorou.

“Tem de tudo na internet, aparece hater, às vezes zombam, mas tem muita gente legal, tenho recebido muito comentário de quem torce por mim”.

Marca própria de café

Sonhadora como é, a agricultora não para por aí, neste ano lançou a própria marca de café.

“O meu grão não deixo minha família vender, eu que administro meu negócio. Ele tá se espalhando pelo Brasil, já ‘tô’ vendendo para São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, até para Portugal já foi”.

Agora, Kassiane sonha em continuar vendendo pelo resto da vida. “Quero comprar um pedaço de terra para plantar ainda mais café, continuar perto da minha família, que me ensinou a amar essa vida na roça”.

Dizem que o fruto não cai longe da árvore. O ditado vale para a jovem, que hoje aos 24 anos, não se vê fazendo outra coisa da vida, que não seja pequena (por enquanto) produtora rural.

Trabalhar com a terra, estar na natureza, ver as sementes do café crescerem nos arbustos e levar o pó as mesas das pessoas, é o que faz o coração de Kassiane pulsar.

Confira mais Notícias

ITR 2024

Atenção produtor: Começa prazo para declaração do ITR 2024; saiba como fazer

FEIRA DA COOABRIEL TRIPLICA VOLUME DE NEGÓCIOS

Feira da Cooabriel triplica volume de negócios e movimenta R$ 700 milhões.

PLANO SAFRA 2024

Banestes vai destinar R$ 1 bilhão para o Plano Safra 2024/2025;

COOABRIEL EXPORTAÇÃO INÉDITA

Cooabriel faz inédita exportação direta de café conilon para o Oriente Médio;

ABELHAS

Cooabriel cria projeto para melhorar a produtividade das lavouras em projeto-piloto de criação de abelhas em São Domingos do Norte;

FAZENDA TALISMÃ

Leonardo relembra infância no campo e fala sobre fortuna: ‘Investi tudo que ganhei no agro.’

OPORTUNIDADE

Saca do café conilon bate em R$ 1 mil: entenda os motivos do mercado.

Safra 2024/2025

Queda dos grãos e safra menor fazem produtor rural reduzir investimentos