O jogador de futebol conhecido como “Pequeno Príncipe” faleceu nesta segunda-feira (18)
Ídolo do Vasco, capixaba Geovani Silva morre aos 62 anos

O ex-jogador Geovani Silva, um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama e referência do futebol capixaba, morreu na madrugada desta segunda-feira (18), aos 62 anos. Conhecido como “Pequeno Príncipe”, Geovani passou mal de forma repentina durante a madrugada, foi socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu, apesar das tentativas de reanimação da equipe médica. A informação foi confirmada pelo filho do ex-atleta à reportagem do Folha Vitória.
Em 2025, Geovani chegou a ser internado em estado grave na UTI de um hospital em Vitória, após sofrer três paradas cardiorrespiratórias em seu apartamento, em Vila Velha.
Natural do Espírito Santo, o ex-meia iniciou a carreira na Desportiva Ferroviária, onde estreou como profissional aos 16 anos e conquistou o Campeonato Capixaba de 1980. O destaque precoce chamou atenção nacional e, dois anos depois, ele foi contratado pelo Vasco da Gama.
No clube carioca, Geovani escreveu uma das trajetórias mais marcantes da história cruzmaltina. Talentoso e identificado com a torcida, ganhou o apelido de “Pequeno Príncipe”, conquistou títulos importantes e chegou à Seleção Brasileira.
Além da passagem histórica pelo Vasco, o capixaba também atuou no futebol internacional, defendendo o Bologna, da Itália, o Karlsruher, da Alemanha, e o Tigres, do México. De volta ao Espírito Santo, ainda levantou mais dois títulos estaduais: pelo Serra, em 1999, e novamente pela Desportiva Ferroviária, em 2000
A morte do ex-jogador causou forte comoção entre familiares, amigos e admiradores. Em nota publicada nas redes sociais, a família agradeceu as mensagens de carinho e informou que um culto de despedida e o sepultamento devem acontecer no Parque da Paz, em Vila Velha. Os horários ainda serão confirmados.
Ficha técnica:
- Nome: Geovani Faria da Silva
- Apelidos: Pequeno Príncipe, Príncipe da Colina
- Idade: 62 anos (06/04/1964)
- Carreira: Desportiva Ferroviária, Vasco, Bologna-ITA, Karlsruher-ALE, Tigres-MEX, XV de Jaú-SP, ABC-RN, Linhares, Rio Branco, Serra, Vilavelhense
- Títulos: 5 vezes campeão do Capixabão (Desportiva em 1980, 1981 e 2000; Linhares em 1998 e Serra em 1999); cinco vezes campeão carioca pelo Vasco (1982, 1987, 1988, 1992 e 1993)
- Seleção Brasileira: campeão mundial sub-20 (1983), campeão sul-americano sub-19 (1983) e campeão da Copa América (1989)










