Curso de formação de oficiais, previsto para abril, também terá dez vagas a mais que o previsto inicialmente.
O governador do Espírito Santo em exercício, Ricardo Ferraço, anunciou nesta sexta-feira (28) a convocação de mais uma turma para o curso de formação de soldados, referente ao concurso público da Polícia Militar de 2022. Ao todo, serão formados mais 650 novos policiais.
Esta é a terceira turma convocada do concurso. Em 2024, mil aprovados no concurso foram convocados e realizaram a formação para atuar como soldados da Polícia Militar do Estado. Outros mil devem se formar em outubro deste ano. Com os novos convocados, serão ao todo 2.650 novos militares atuando no Estado até 2026.
Essa é uma decisão de governo, seguindo a orientação do governador Renato Casagrande, autorizando o ingresso desses novos soldados combatentes na Polícia Militar e a ampliação do número de vagas para formação de oficiais. Ano a ano estamos investindo na recomposição do efetivo. Em pouco tempo, são novos 2.650 soldados, mulheres e homens, que se juntam a essa honrosa instituição, afirmou Ferraço.
Além disso, Ferraço também anunciou o aumento no número de vagas do concurso para oficiais combatentes. O curso de formação de oficiais, que terá início em abril, terá 50 vagas, 10 a mais do que previsto inicialmente.
O anúncio foi feito ao lado do secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Leonardo Damasceno, do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos (União) e do comandante-geral da Polícia Militar, Douglas Caus.
“A recomposição do efetivo é fundamental para que a Polícia Militar, assim como as outras corporações da Segurança Pública, cumpra sua missão constitucional de garantir o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública”, disse Damasceno.
Anúncio acontece após ataques em Vitória
Os anúncios do governador em exercício ocorrem dois dias depois de uma série de ataques coordenados pelo crime organizado a bairros de Vitória.
Duas viaturas foram apedrejadas e outras três foram alvos de disparos por arma de fogo. Dois coletivos também foram incendiados, um deles na Praia de Camburi, em Vitória, e outro em Jacaraípe, na Serra, além de outros dois ônibus do sistema Transcol apedrejados.
Por conta dos ataques, comércios ficaram fechados e algumas linhas do transporte público que atendem a região do Complexo da Penha, na Capital, deixaram de circular. As rotas foram totalmente normalizadas nesta sexta-feira (28). O policiamento segue reforçado na região.