FIQUE ATENTO

Golpe da mangueira: saiba se você está sendo passado para trás ao abastecer.

Preocupado em “não ser roubado” em cada abastecimento, um motorista viralizou nas redes sociais dando a dicas sobre como obter um litro a mais de gasolina no posto. O truque constituiria em esticar a mangueira sobre o carro, sem se importar com riscos na lataria.

Segundo o motorista, deixando a mangueira dobrada você “deixaria quase um litro para o dono do posto”. Mas será que isso é realmente verdade?

Foi consultada a Raízen, licenciada da Shell no Brasil, além de Wayne e Gilbarco Veeder-Root, empresas fornecedoras de bombas de combustíveis.

Segundo afirmaram as empresas, a dica dada nas redes sociais tem algum sentido, já que a mangueira realmente acumula um pouco de combustível. Em compensação, o motorista também “ganha” o que ficou do abastecimento anterior e a quantidade seria irrisória.

Como funciona
Segundo as empresas, o fluxo de vazão da bomba é composto por uma sequência de fatores:

Os tanques de combustível ficam no solo e possuem um tubo que os ligam até a bomba;

A bomba tem um motor que suga o produto, como um canudo, conduzido por uma cabeça eletrônica, que fecha esse “canudo” no volume pedido;

O controle do volume fica no motor de sucção.

No entanto, a mangueira tem uma função insignificante nesse processo. A função da bomba hidráulica juntamente com o bico é regular isso.

O volume retido no interior da mangueira já foi medido pelo medidor e computado pela eletrônica da bomba e é compensado no abastecimento seguinte. Desta forma a mangueira sempre contém determinado volume de combustível.

As empresas explicam que o Inmetro exige que as mangueiras não sejam flexíveis e que não possam sofrer compressão. Por esse motivo, elas possuem uma trama de aço como reforço. Uma vez que o gatilho do bico deixa de ser pressionado, a válvula interrompe o fluxo de combustível.

Além disso, o bico de abastecimento possui válvulas internas que impedem que o conteúdo da mangueira seja drenado.

“Por contar com dispositivos internos que impedem o fluxo de combustível de forma indevida ou não computada e pelo fato de a mangueira apresentar rigidez na sua construção, manter a mangueira esticada ou não, não irá influenciar no volume abastecido”, explicam as empresas em comunicado conjunto.

Confira mais Notícias

PIRULITOS

Mãe entra em pânico após filho encomendar 70 mil pirulitos

CUIDADOS

Como saber se tem alguém espionando seu celular? Descubra em 4 passos.

OPORTUNIDADE

Ruim para vender, bom para comprar: os 10 carros que mais desvalorizaram.

SEGURANÇA

5 truques do seu celular para proteger os apps de banco…

CONSUMO DIÁRIO

Os 10 carros com pior consumo de combustível no Brasil em 2025

INVENÇÃO ESCOLAR

Estudantes brasileiros criam calculadora para aprender tabuada brincando;

ATENÇÃO ESPECIAL

Sim, a academia também pode deixar você doente; entenda como

FUTURISTA

Saiu da imaginação! Carro dos Jetsons vira realidade, mas o preço é de cair o queixo