Já se perguntou por que duas TVs de 43 polegadas e mesma tecnologia podem ter uma diferença de preço de R$ 500, ou até mais? A resposta quase sempre está na resolução da tela, um fator que influencia diretamente no preço e na qualidade da imagem.
Os modelos mais baratos têm resolução Full HD, que é a mesma da TV aberta e de boa parte dos serviços de streaming em seus planos padrão. Mas esses televisores não podem ser comparados aos que são 4K ou UHD (Ultra High Definition) quanto aos recursos e à qualidade da imagem. Com 3.840 por 2.160 pixels, a resolução 4K é quatro vezes superior à das TVs Full HD.
Isso se traduz em imagens mais nítidas, detalhadas e com maior profundidade, um diferencial perceptível, especialmente em ambientes pequenos, onde o sofá fica mais próximo da tela.
TV 4K tem mais recursos
Hoje, há uma grande variedade de conteúdo em 4K à disposição do consumidor. São games, além de filmes, séries e até jogos de futebol nos serviços de streaming e na TV por assinatura. E nem sempre é preciso pagar a mais por isso. A Apple TV+, por exemplo, oferece esse benefício sem custo adicional.
Para melhorar a qualidade das imagens com definição mais baixa, a própria TV 4K realiza automaticamente o processo de upscaling, simulando sempre a resolução UHD. Nos modelos mais sofisticados, o resultado é ainda melhor, com a ajuda da inteligência artificial.
“A plataforma smart das TVs 4K é mais rápida, proporcionando uma navegação mais fluida, sem travamentos”, afirma Alex dos Santos, especialista em TVs e crítico de produtos no site Home Theater & Casa Digital.
“Além disso, só em modelos desse tipo o consumidor vai encontrar recursos especiais para games, como taxa de atualização de 120 Hz e conexões HDMI 2.1, e as melhores tecnologias de televisores na atualidade, que são Mini LED e OLED”, declara Santos.
Distância da tela
Antes de escolher uma TV, é importante entender o que significa “resolução”, afirma Marcelo Zuffo, engenheiro e professor da Escola Politécnica da USP.
“É a relação da quantidade de pontos (pixels) distribuída pela área da tela. Quanto maior o tamanho da TV, maior deve ser a quantidade de pontos para que se tenha uma imagem de boa qualidade, o que coloca os televisores 4K em larga vantagem.”
A resolução é quem mais influencia na nitidez. “A superioridade na imagem de uma TV 4K de 43 polegadas fica mais evidente em ambientes pequenos, quando a distância entre o sofá e a tela é de até 2 metros”, diz Santos.
Quando a distância aumenta, essa diferença praticamente desaparece. E, nesse caso, o custo mais baixo das TVs Full HD pode valer a pena, já que não há riscos de visualizar os pixels de formação da imagem com os telespectadores longe da tela.
“Na dúvida, a dica é ir até uma loja e comparar as duas imagens, tendo o cuidado de considerar tanto a iluminação quanto a distância da tela, que deverá ser a mesma da sua casa”, diz Zuffo.