CIDADANIA ITALIANA

Faro é citado em esquema ilegal de cidadania italiana; quem tem direito?

Rodrigo Faro foi citado pelo canal italiano RaiNews em um esquema ilegal para obter a cidadania italiana. O apresentador afirmou que ele e a esposa, Vera Viel, foram vítimas da empresa que intermediava o processo.

[Eles] contrataram o serviço de uma empresa supostamente legal, idônea e que seguia com os procedimentos de acordo com as leis italianas. Prova disso é que o processo foi aprovado e os passaportes foram emitidos.
Trecho da nota divulgada por Rodrigo Faro nesta segunda-feira.

Mas o que é a cidadania italiana? É a condição legal que confere a um indivíduo os direitos e deveres de um cidadão italiano, incluindo de residir, trabalhar e votar na Itália e nos países da União Europeia.

Estima-se existir cerca de 30 milhões de descendentes italianos no Brasil, sendo o país com a maior população de descendentes italianos fora da Itália.

Quem tem direito?
Descentes de italianos. Todo cidadão italiano passa a cidadania para seus descendentes. Não há limite de gerações e nem obrigatoriedade de que todos os descendentes antes de você já tenham a cidadania reconhecida.

Tempo de residência fixa. Quem mora por ao menos 10 anos na Itália também pode solicitar a cidadania.

Casamento. Há duas opções: casamento antes de 27 de abril de 1983 e após esta data. Segundo o consulado, só as mulheres que se casaram com um cidadão italiano antes de 27 de abril de 1983 têm direito ao reconhecimento automático da sua cidadania. Cônjuges que se casaram após a data não têm direito automaticamente à cidadania italiana.

Como tirar a cidadania italiana?
Para obter a cidadania italiana, é necessário reunir a documentação necessária, comprovar o vínculo de descendência, solicitar o reconhecimento da cidadania por meio do consulado ou do comune (município) na Itália e seguir os procedimentos específicos de cada caso.

Quais documentos são necessários, em geral?
Certidão de nascimento do italiano (Estratto dell’atto di nascita) que antecede o requerente (pessoa que faz o pedido/solicitação de dupla cidadania);
Certidão de casamento do italiano que antecede o requerente;
Certidão de óbito do italiano que antecede o requerente (caso existir) e certidão negativa de nacionalidade.

Quanto custa?
Valores mudam para cada caso. Cada processo é único, e os custos mudam a depender dos documentos necessários e traduções, em geral. Processos feitos em família podem ser mais baratos, devido à divisão de taxas e custos. Assessorias também podem ser contratadas durante o processo.

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?
Entre meses e anos. A via administrativa no Brasil tem longo tempo de espera. Na Itália, costuma levar de três a seis meses. No caso da via judicial, que pode ser realizada sem sair do Brasil, o período para concluir o processo varia entre seis meses e dois anos.

Precisa falar italiano para tirar a cidadania italiana?
Em geral, não. Porém, se for pela via do matrimônio, para uniões depois de 27 de abril de 1983, é preciso considerar a proficiência na língua —nível intermediário (B1).

Confira mais Notícias

Jimmy Cliff

Morre Jimmy Cliff, um dos maiores nomes da história do reggae, aos 81 anos

FECHANDO AGÊNCIAS

Bancos expandem atendimento digital e fecham 26 agências no ES

NOVAS REGRAS

Registro, emplacamento e CNH: novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026; entenda

NOVIDADE DIGITAL

WhatsApp libera função de digitalizar documentos e enviar arquivos em PDF; saiba como usar

NOVA LEI

‘Motinhas’ elétricas se multiplicam e exigirão CNH e IPVA a partir de 2026…

BAIXA NO VALOR ENERGIA

Conta de luz cai em outubro em grande parte do país; veja onde ficou mais barata

Beneficiário do Pé-de-Meia ganha R$ 200 se fizer os dois dias do Enem

TOME CUIDADO

Golpes na Black Friday: veja os mais comuns e como se proteger