FIQUE ATENTO

Entenda o que é real e o que é falso sobre aposentadoria e nova identidade

Notícias falsas circulam nas redes sociais dizendo que o INSS deixará de pagar benefício para quem não tem a Carteira de Identidade Nacional;

As redes sociais foram tomadas de notícias falsas dizendo que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixará de pagar a aposentadoria para quem não tem a CIN (Carteira de Identidade Nacional). Mas, na verdade, nada muda para quem já recebe o benefício.

Em entrevista desta quarta-feira (28), Josiane Zanardi Parodi, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo), explica que, a partir de novembro de 2025, o INSS está exigindo a biometria ou a identificação feita no Tribunal Eleitoral para solicitações novas de benefícios. “Apenas para benefícios novos, com pedidos a partir de novembro”, reforça.

“Mas aquele cidadão, aquele segurado que já recebe seu benefício, ele não vai ter o seu benefício suspenso e nem cortado, eventualmente, se ele não pegar a carteira nova de identidade. Essa notícia é mentirosa, não precisa de correria para tirar essa carteira de identificação para quem já estava aposentado antes de novembro de 2025”, esclarece.

Josiane diz ainda que, se a pessoa receber alguma mensagem e ficar na dúvida, o ideal é que ela aguarde até segunda-feira (2), quando, segundo o INSS, os serviços estarão restabelecidos. Outra possibilidade é checar os órgãos oficiais das instituições e não confiar em mensagens de texto.

Sobre a contratação de um advogado para dar início ao processo de aposentadoria, a presidente da comissão afirma que o cidadão não é obrigado a contratar um advogado ou um despachante, mas esses profissionais podem garantir que nenhum erro seja cometido durante a solicitação. “Não que seja impossível, mas às vezes as pessoas têm dificuldade e com a contratação de um profissional habilitado, a chance de êxito é maior”, diz.

Confira mais Notícias

COMUNICADO OFICIAL

Baliza e ladeira não são mais obrigatórias nas provas de trânsito no ES; entenda

NOVO APLICATIVO

CNH sem filas? Entenda como solicitar a 1ª habilitação pelo novo app

PODEM RECEITAR

Conselho Federal de Enfermagem autoriza prescrição de antibióticos por enfermeiros

ATENÇÃO ESPECIAL

Avaliação do MEC: confira as notas dos cursos de Medicina das faculdades do ES

BANCO WILL DIGITAL

Liquidado pelo BC, Will Bank foi criado no ES para atender população de baixa renda

NOVA REGRA ANATEL

Telefonia fixa terá novas áreas locais no ES a partir de maio; entenda

NOVO SERVIÇO CARTÓRIO

Cartórios lançam serviço para validar conteúdos digitais como prova jurídica

ATENÇÃO ESPECIAL

Como funciona o novo modelo para tirar CNH no Brasil