PRESSÃO ALTA

É mito que comer sal melhora a pressão baixa no calor: saiba o que funciona…

Com a chegada do verão e o calor intenso, é comum algumas pessoas sofrerem com episódios de pressão baixa —que tem como sintomas tontura, fraqueza, visão escurecida, náusea e até desmaios.

E é bem provável que você já tenha ouvido várias “receitas de vó” que prometem resolver o problema, como colocar um pouco de sal na boca, molhar a nuca ou deitar com as pernas para cima. Mas será que essas táticas realmente funcionam?

Antes de saber isso, é preciso entender porque no verão a pressão de algumas pessoas costuma cair —quadro chamado de hipotensão…

Verão x pressão baixo
A principal explicação para a pressão baixar no calor é a dilatação dos vasos sanguíneos, que dificulta a circulação e reduz a pressão arterial.

Além da temperatura elevada, outros fatores comuns no verão aumentam o risco de hipotensão, como desidratação, excesso de bebida alcoólica, uso de roupas inadequadas e ficar longos períodos sem se alimentar.

Sal não aumenta a pressão?

Realmente, existe uma relação entre o consumo excessivo de sódio e o aumento da pressão arterial. Mas isso é algo que ocorre em longo prazo, não de forma imediata.

Ao ser ingerido, o sódio leva horas ou até dias para ser absorvido pelo corpo e surtir efeito. Por isso, durante uma crise de hipotensão, comer sal puro não resolve. Entretanto, comer algo salgado, como um biscoito, pode ajudar porque a digestão ativa a circulação e acelera os batimentos cardíacos, contribuindo para a recuperação do organismo.

Já molhar os pulsos e a nuca com água fria traz um alívio momentâneo, pois contrai os vasos sanguíneos dessas regiões e pode melhorar o fluxo de sangue. Mas essa também não é uma solução definitiva para normalizar a pressão…

Cuidados na hora de ajudar alguém
O primeiro passo é colocar a pessoa deitada, com as pernas elevadas, pois isso facilita o retorno do sangue ao coração e ao cérebro, ajudando na recuperação.

Em seguida, ofereça água em pequenos goles, para iniciar o processo de hidratação. Molhar a nuca e os pulsos pode trazer alívio, mas não substitui a hidratação.

Evite dar sal puro ou bebidas alcoólicas. Não force a pessoa a levantar rapidamente e não deixe que ela fique em locais abafados ou de pé se estiver com sintomas…

Se a queda de pressão tornar-se algo recorrente ou vier acompanhada de sintomas como palpitação, confusão mental, episódios frequentes de desmaio ou histórico familiar de problemas cardíacos, procure um médico. Nesses casos, a hipotensão pode estar associada a doenças mais graves e precisa de avaliação especializada.

Pontos de atenção e prevenção
Para prevenir episódios de pressão baixa, mantenha uma alimentação equilibrada, hidrate-se bem, use roupas leves e evite lugares cheios e abafados no calor. Praticar atividades físicas com roupas adequadas e evitar pular refeições também são medidas importantes…

Casos isolados de pressão baixa, em geral, não são graves. No entanto, se forem recorrentes, é importante buscar orientação médica para investigar possíveis causas e evitar riscos para a saúde…

Confira mais Notícias

SONO MELHOR

Não conseguiu dormir o suficiente? Conheça a rotina de 30 minutos para ‘reiniciar’ o cérebro e salvar o dia

ÁGUA DE CÔCO

Água de coco de caixinha ou natural: qual é mais segura para a saúde?

ATENÇÃO ESPECIAL

Pessoas que param de usar canetas emagrecedoras ganham peso quatro vezes mais rápido do que as que fazem dieta, diz estudo

ATENÇÃO ESPECIAL

Pessoas que param de usar canetas emagrecedoras recuperam peso em menos de 2 anos, aponta estudo

COMO VENDER CARRO

Sem mico: 5 truques para vender seu carro usado rápido e pelo preço justo…

OPORTUNIDADE ROBÓTICA

CES 2026: LG CLOiD é robô ‘mordomo’ que lava, passa e até dobra; veja

OPORTUNIDADE CASEIRA

Como desentupir chuveiro com saco plástico? Conheça o truque viral

FIQUE ATENTO

Esse erro ao usar o celular no escuro afeta o sono e quase ninguém relaciona uma coisa à outra;