IMIGRAÇÃO USA

Dobra número de brasileiros detidos em região de forte imigração nos EUA.

O número de brasileiros detidos na região de maior concentração de imigrantes nos EUA praticamente dobrou desde a posse de Donald Trump. Dados obtidos pelo UOL revelam que existiam 85 brasileiros nas prisões da região da Nova Inglaterra, em 23 de janeiro de 2025, três dias depois da posse do republicano.

Hoje, esse número chega a 164 brasileiros. Na prática, há quase um brasileiro por dia sendo preso na região desde que Trump chegou ao poder. O objetivo de Washington é de deportar esses imigrantes.

Dentro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, os números são tratados com sigilo para que não se estabeleça uma crise política com a Casa Branca. Mas são considerados como a primeira constatação prática de que a operação de Trump contra a imigração tem abalado a comunidade brasileira no país.

Ainda que a informação se refira apenas a uma das regiões dos EUA, os dados são interpretados ainda como um termômetro da realidade que enfrentam os brasileiros hoje nos EUA. Dos cerca de 2 milhões de brasileiros que vivem nos EUA, mais de 400 mil estão na região de Boston, incluindo os estados de Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Maine.

Nos últimos quatro anos, dos 9,8 mil brasileiros presos nos EUA, 4,7 mil ocorreram na região de Boston.

O número de brasileiros detidos foi confirmada pelo governo brasileiro, a partir de dados das autoridades americanas.

informação é considerada em Brasília como um sinal de que a política de Trump de incrementar a operação contra a imigração ilegal não irá poupar brasileiros. Fontes nas regiões mais afetadas pelas ofensivas das autoridades admitem que o clima é de tensão na comunidade brasileira, obrigando trabalhadores a mudar suas rotinas e evitar sair de casa, sob o temor de serem deportados.

Durante a campanha eleitoral, republicano prometeu iniciar a maior deportação em massa da história dos EUA. A meta era de que essa onda de expulsões atingisse 10 milhões de pessoas, um número considerado como impraticável até mesmo entre as autoridades americanas.

Ainda assim, os dados oficiais mostram que as travessias de fronteira caíram drasticamente, as prisões dobraram e o número de pessoas detidas atingiu o índice mais elevado.

O órgão responsável pela aplicação das leis de imigração – o Immigration Customs and Enforcement (ICE) – anunciou que efetuou 32.809 prisões nos 50 primeiros dias do governo de Trump.

Em todo o ano de 2024, as operações do ICE resultaram em 33.242 prisões. No total, 1.155 membros de gangues criminosas foram detidos, quase duas vezes e meia maior do que os 483 presos no mesmo período do ano passado.

Até 16 de abril, 47,9 mil estrangeiros estavam nas prisões americanas.

Autoridades brasileiras confirmaram que, desde o salto nos números, novas prisões foram abertas na região de Boston. Um dos brasileiros detidos há duas semanas estava indo ao trabalho, quando foi interceptado pelas forças policiais. Entidades sociais passaram a agir ainda para cuidar do restante da família, já que a prisão significa, para muitos, o fim da renda das famílias.

Dados obtidos pelo UOL revelam que, desde 2021, 9,8 mil brasileiros foram detidos nos EUA. Mas o número vinha sofrendo uma profunda queda desde 2022. Naquele ano, 4,7 mil brasileiros tinham sido detidos em todo o país. Em 2024, esse número era de apenas 1,1 mil.

No primeiro mês de 2025, porém, 349 brasileiros tinham sido presos nos EUA.

Em 2024, 1,9 mil brasileiros receberam a notificação de que seriam expulsos dos EUA. Só no primeiro mês de 2025, foram 877 casos de notificações de deportações.

Confira mais Notícias

FIQUE ATENTO

Turistas podem ser barrados nos EUA? Tire essa e outras dúvidas e evite perrengues na imigração.

IMPOSTO DE RENDA

Tira-dúvida IR 2025: quem tem mais de 70 anos ainda precisa declarar?

TRIBUTÁRIO ATRASADO

Mutirão vai negociar débitos de IPTU e ISS em 7 cidades do ES.

ATENÇÃO ESPECIAL

Quais doenças impedem a renovação da CNH?

ATENÇÃO ESPECIAL

Aposentados por invalidez podem receber um adicional de 25% no benefício do INSS.

FIQUE ATENTO

Simulador de aposentadoria do INSS: como evitar erros e deixar cálculo mais preciso.

IPVA 2025

Veja calendário do IPVA 2025 e como garantir desconto de 15% no ES;

FIQUE ATENTO

Score baixo e nome sujo? Veja como ainda é possível ter crédito!