ALAGAMENTOS

Dá perda total ou tem salvação? Como ficam carros de concessionária alagada.

A GWM Guarulhos amanheceu totalmente alagada na manhã desta terça-feira (11). Diversos carros foram destruídos e a empresa já fala em prejuízo milionário.

Carros têm salvação?
Danos podem ser irreversíveis. Professor do curso de engenharia automotiva da USP, Marcelo Augusto Leal Alves diz que a água pode afetar tanto o motor quanto os componentes eletrônicos. “Se uma seguradora avaliar, pode ser que, dada a extensão do dano e a dificuldade de reparação, declare perda total.”

Para reparar, pode ser necessária a desmontagem completa do carro. O especialista explica que, em casos como este, é possível que o valor de reparo seja maior do que o que ainda valerá o veículo.

Estofados, tapetes, isolamento acústico e outros revestimentos podem ser inutilizados. “A água danifica de tal forma que você não consegue limpar por completo. Vai ficar mofado e, se tiver lama ou esgoto misturado nessa água, o dano é permanente, pois o cheiro não poderá ser tirado”, diz Alves.

Carros deixam de ser zero quilômetro. Alves explica que, após passar por um processo de reparo e de sinistro —ao ser acionado o seguro—, os veículos, mesmo que fossem novos, não poderiam mais ser vendidos como tal. “Ninguém vai aceitar como um carro zero, então o valor deste produto, mesmo reparado, vai ser muito inferior.”

Em carros elétricos, como alguns dos que estavam expostos no local, o prejuízo pode ser ainda maior. Isso porque, segundo o especialista, a substituição da bateria dos carros elétricos, que são o coração do veículo, pode custar quase o seu valor total de venda.

O que aconteceu
Diversos carros da marca chinesa GWM foram atingidos pela tempestade e ficaram boiando na porta da loja. É possível ver veículos como o Haval H6 e o Ora 03 nas imagens que estão circulando nas redes sociais. O Haval H6 pode ser vendido por cerca de R$ 234 mil, enquanto o Ora 03 custa até R$ 187 mil.

A concessionária ainda está avaliando os danos. “Em relação ao incidente ocorrido na concessionária GWM Original em Guarulhos (SP), a GWM Brasil ainda está avaliando a extensão dos danos, mas a empresa confirma que todos os veículos pertencentes ao estoque da concessionária estão segurados.”

Não só os carros que estavam do lado de fora foram atingidos. A água chegou a entrar na concessionária. Segundo a CNN, todos os carros afetados são novos e não houve vítimas. A concessionária fica no bairro Jardim Santa Francisca, próximo ao Centro de Guarulhos.

Confira mais Notícias

LANÇAMENTO

iPhone 17: como assistir lançamento ao vivo e o que esperar

COMUNICADO OFICIAL

Mudanças para baratear CNH em até 80% podem entrar em vigor ainda em 2025, diz secretário

VELOCIDADE MÁXIMA

Governo faz consulta e estuda alterar velocidade máxima de vias brasileiras…

GRAVAÇÃO DE DVD

Ana Castela chora com os avós no palco, leva ícones da ‘velha guarda’ a Barretos e grava DVD de clássicos em ‘último ato’ como embaixadora

FIQUE ATENTO

Visto americano: mais pessoas terão que passar por entrevista a partir do dia 2; veja o que muda.

PROVA DE VIDA INSS

Saiba quem deve buscar os canais oficiais para regularizar a prova de vida no INSS

INOVAÇÃO OCULAR

Canadenses recuperam visão após cirurgia ‘dente-no-olho’; entenda a técnica…

TV 3.0 LANÇADO

TV 3.0: veja o que muda com o modelo que será oficializado pelo governo nesta semana