ALIMENTAÇÃO

Dá para fazer whey em casa? Receitas ‘bombam’ na internet, mas funcionam?

Vídeos na internet com receitas de whey caseiro têm chamado atenção de quem quer economizar na suplementação. Neles, são usados leite em pó, proteína de soja e cacau para “fabricar” o produto, com promessas de gastos aproximados de R$ 10.

Whey caseiro funciona?
Para os especialistas, não é o melhor modo de suplementação. Edmo Atique Gabriel, médico especialista em cirurgia cardiovascular e pós-graduado em nutrologia médica pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), explica que, embora essa mistura se aproxime da composição proteica do whey, ela não é precisa em termos quantitativos, e isso pode comprometer sua eficácia.

Sucesso do uso depende de necessidades individuais. Segundo a nutricionista clínica e esportiva Carol Vitório, essa mistura pode fornecer proteínas ao corpo, mas como qualquer outro tipo de suplemento, o efeito vai mudar de pessoa para pessoa. “A combinação de proteína de soja, leite em pó e cacau pode ser útil, mas a absorção e eficácia podem ser menores do que um whey protein convencional, que possui uma formulação mais concentrada e com maior biodisponibilidade.”

Existem riscos associados à inclusão do whey caseiro à dieta. “Como não há um controle qualitativo dos ingredientes, muitas vezes isso varia de acordo com marcas dos produtos e pode comprometer ou até prejudicar a absorção intestinal”, alerta Atique Gabriel. A nutricionista ainda aponta que o consumo em grandes quantidades pode desenvolver um desequilíbrio nutricional.

São combinações muito aleatórias, sem uma estratégia definida, podendo causar intolerâncias digestivas, reações alérgicas e até intoxicação. Receber orientação especializada quanto a qualquer suplementação é uma conduta prudente.
Edmo Atique Gabriel, especialista em cirurgia cardiovascular e pós-graduado em nutrologia médica

O tradicional ainda é o mais eficaz. Segundo Carol Vitório, o melhor é consumir alimentos naturais e variados, como ovos, carnes magras, peixe, leguminosas (feijão e lentilha), quinoa, tofu, tempeh e a proteína de soja. “As proteínas de alto valor biológico são as mais eficientes, e o ideal é consumir essas fontes ao longo do dia, distribuindo as proteínas nas refeições para otimizar a absorção”, explica.

Como funciona o whey protein industrial?
A proteína é extraída do soro do leite, que é composto principalmente pelas proteínas alfa-globulina e beta-globulina. A segunda está presente em maior quantidade nesse suplemento, fazendo com que o produto seja de fácil digestão e absorção.

O whey fornece todos os aminoácidos não produzidos pelo organismo. Além disso, é rico em BCAA —aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), importantes para a síntese (produção) de fibras musculares.

Proteínas providas por ele são essenciais para o reparo e construção da massa magra após o exercício. O suplemento é indicado tanto para a recuperação de atletas que praticam esportes aeróbicos de longa duração (corrida, triatlo, ciclismo) quanto para pessoas que buscam hipertrofia, ganho de força e potência muscular. Obviamente, o suplemento sozinho não faz ninguém ficar mais forte e é importante ter uma rotina apropriada de exercícios para alcançar esse objetivo.

O suplemento também pode ser indicado para quem busca emagrecer. Devido ao fato de a proteína ser um nutriente que traz saciedade, estudos mostram que o consumo de whey protein auxilia a perda de gordura corporal (quando inserido em uma dieta apropriada para esse objetivo), pois as pessoas acabam comendo menos.

Confira mais Notícias

IMPORTAÇÕES DE OVOS

EUA quase dobra importações de ovos do Brasil em meio à crise de gripe aviária.

FIQUE ATENTO

Evitar esses dois tipos de alimentos pode fazer você viver mais dez anos.

LEITE CAIXINHA

Por que o leite de caixinha dura tanto tempo? Ele é seguro?

FIQUE ATENTO

Quatro alimentos que ‘sugam’ o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso.

DIETA DE LIMÃO

O que acontece no seu corpo quando você toma água com limão todo dia.

ITALIANOS

Como os italianos comem massa todos os dias sem engordar? Nutricionista revela o segredo.

FIQUE ATENTO

Imposto zero para importação de alimentos começa a valer hoje. Veja o que pode ficar mais barato.

CUIDADO NAS COMPRAS

Cafés fake enganam o consumidor que procura por preços baixos.