ATENÇÃO ESPECIAL

Como saber se fui vítima de SIM Swap? Sinais e dicas para recuperar

Saiba como identificar os sinais de que seu chip de celular foi clonado e o que fazer para recuperar o número se for vítima; casos de SIM Swap estão cada vez mais frequentes;

A clonagem de chip por SIM Swap não exige furto, invasão física ou qualquer acesso direto ao celular da vítima. Basta que o criminoso convença a operadora a transferir o número para um novo chip — e, em poucos minutos, ele passa a controlar chamadas, mensagens e códigos de autenticação. É justamente nesse momento que a vítima começa a perceber comportamentos estranhos no aparelho, como a perda repentina do sinal ou o envio de mensagens que não escreveu. Por isso, e para agir rápido, é muito importante saber identificar esses e outros sinais do golpe. A seguir, veja como reconhecer os indícios de um SIM Swap e o que fazer para recuperar o seu número caso seja vítima.

Como saber se fui vítima de SIM SWAP? Veja sinais e dicas para recuperar

No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. SIM SWAP: o que acontece quando clonam o chip do celular? O que os criminosos querem?
  2. Como saber se o meu celular ou WhatsApp foi clonado? Quais são os sinais?
  3. Dicas do que fazer se o seu celular for clonado por SIM SWAP
  4. Tem como recuperar o chip com o mesmo número?

1. SIM SWAP: o que acontece quando clonam o chip do celular? O que os criminosos querem?

O SIM Swap, também conhecido como troca de SIM ou clonagem de chip, é um golpe no qual criminosos conseguem transferir o número de telefone da vítima para um novo chip, que está sob controle deles. Para isso, eles entram em contato com a operadora, se passam pelo titular da linha e solicitam a troca do chip alegando perda ou roubo. Uma vez que o número é transferido, o celular da vítima perde o sinal e os golpistas passam a receber todas as chamadas, mensagens e códigos de autenticação enviados para aquele número.

Entre os dados mais visados estão informações bancárias, como número do cartão, senhas e histórico de transações; detalhes técnicos do aparelho, como o IMEI (identificador único do celular); dados pessoais, como nome completo, CPF, endereço, e-mail e data de nascimento; registros de ligações e mensagens; e logins e senhas de contas online. Essas informações permitem que os golpistas cometam uma série de crimes, desde transferências indevidas até a abertura de contas falsas e a prática de estelionato.

2. Como saber se o meu celular ou WhatsApp foi clonado? Quais são os sinais?

Os sinais de que você pode estar sendo vítima de SIM Swap geralmente aparecem de forma repentina e são bastante específicos. O mais comum é a perda de sinal no celular, mesmo em locais com cobertura normal. Isso acontece porque o chip original foi desativado pela operadora e substituído por outro, que está nas mãos dos criminosos. Outro sinal importante são notificações inesperadas, como alertas de redefinição de senha, tentativas de login em contas ou mensagens de verificação que você não solicitou.

Também é importante ficar atento a transações bancárias suspeitas, como compras que você não reconhece ou movimentações fora do padrão. Além disso, caso você não consiga acessar o WhatsApp, e-mails ou redes sociais, isso pode ser mais um indício de que suas contas foram comprometidas.

3. Dicas do que fazer se o seu celular for clonado por SIM SWAP

O primeiro passo é desconectar o celular da internet para evitar que os criminosos continuem acessando seus dados em tempo real. Em seguida, entre em contato com a operadora e solicite o bloqueio imediato do chip clonado. A operadora poderá emitir um novo chip com o mesmo número, mediante comprovação de identidade. Em seguida, tente recuperar o acesso ao WhatsApp e outras contas que utilizam autenticação por SMS.

Em seguida, verifique se houve acessos indevidos ao seu e-mail e redes sociais e altere todas as senhas. Se necessário, entre em contato com o banco para bloquear cartões e contas. Por fim, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia próxima ou pela internet.

4. Tem como recuperar o chip com o mesmo número?

Sim. Após o bloqueio do chip clonado, a operadora pode reemitir um novo chip com o mesmo número. No entanto, para dar continuidade ao processo, é necessário a apresentação de documentos e, em alguns casos, a ida até uma loja física.

Confira mais Notícias

CURIOSO

O que é aquele ponto verde/laranja que aparece na parte superior dos iPhones?

FIQUE SABENDO

5 verdades inconvenientes sobre celulares que ninguém te conta

VINHOS

Como abrir garrafa de vinho sem saca-rolhas

FIQUE ATENTO

Confira 5 dicas para economizar até 50% de combustível

MELHORES CAFÉS

Cafés de Alto Rio Novo e Nova Venécia são eleitos os melhores do ano no Concurso de Qualidade da Cooabriel;

MORADIA NA ITÁLIA

Por que uma vila da Itália está oferecendo R$ 120 mil para novos moradores

SAL NO MICROONDAS

Por que truque recomenda colocar sal no micro-ondas? Entenda para que serve…

FAÇA O TESTE

Meia, cadarço, tênis: o teste de mobilidade indicado por Harvard que viralizou nas redes