Programa oferece oportunidade para tirar primeira habilitação, adição e mudança de categoria.
O programa CNH Social 2025 vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de habilitação de graça no Espírito Santo. O lançamento do projeto será feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), na manhã desta terça-feira (1º), em cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória.
As oportunidades são para tirar a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); para aqueles que já são habilitados, há vagas para adição de categoria A ou B, além da mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
As 7 mil vagas abertas nesta edição vão ser distribuídas em duas etapas, cada uma com 3.500 oportunidades.
A data de inscrição para cada uma das fases vai ser divulgada pelo governador Renato Casagrande e pelo do diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, durante o lançamento do programa.
O cronograma com as datas para a publicação do resultado e do início das matrículas dos aprovados no processo seletivo também vai ser anunciado na solenidade.
Segundo o governo, o investimento nesta edição do programa é de cerca de R$ 8 milhões.
De 2019 a 2024, foram ofertadas 44 mil carteiras de motoristas de forma gratuita no Espírito Santo através do programa CNH Social 2025.
CNH Social
O programa CNH Social possibilita que pessoas de baixa renda possam, de forma gratuita, tirar habilitação de motorista. Além disso, são ofertados cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar os beneficiários para o mercado de trabalho.
Alguns dos cursos oferecidos são para condutor de transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, mototáxi e motofrete.
Requisitos para participar do programa:
- Ter 18 anos ou mais;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
- Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.