FIQUE ATENTO

Celular com memória cheia? Veja como liberar espaço sem apagar NADA.

Para liberar espaço no celular nem sempre é preciso apagar suas fotos ou vídeos; conheça truques simples para resolver o problema da memória cheia sem perder os arquivos.

Liberar espaço no celular sem apagar nada é possível com passos simples, que podem ser feitos em aparelhos Android e iPhone (iOS). As ações são valiosas principalmente quando o limite de armazenamento do aparelho já foi ultrapassado e o usuário não quer perder arquivos valiosos. Entre os principais ajustes estão a limpeza do cachê e bloqueio das atualizações automáticas de aplicativos, bem como a redução no tamanho das imagens capturadas pela câmera do smartphone. A seguir, confira cinco dicas para liberar espaço sem apagar nada no dispositivo.

Celular com memória cheia? Veja como liberar espaço sem apagar NADA

Diversos métodos possibilitam que o usuário libere espaço de armazenamento sem precisar apagar arquivos valiosos como fotos e vídeos. A seguir, confira os tópicos abordados na matéria do TechTudo:

  1. Limpe o cachê de aplicativos
  2. Transfira fotos e vídeos para armazenamento em nuvem
  3. Reduza o tamanho das imagens nas configurações da câmera
  4. Evite baixar apps grandes
  5. Limite o consumo de seus aplicativos

1. Limpe o cachê de aplicativos

Usuários de dispositivos Android e iOS devem gerenciar os dados de aplicativos para conseguir obter mais memória. Isso por que as plataformas armazenam algumas informações em cachê, para acelerar processos internos. No entanto, essa ação, a longo prazo, pode ocupar espaço dos aparelhos.

Assim, limpar o cachê regularmente é uma ação interessante para liberar espaço sem precisar apagar nenhum aplicativo instalado. Para executar o procedimento, no Android, basta acessar as configurações do aparelho, selecionar Armazenamento e, por fim, clicar em Limpar Cache. Já no iPhone, basta reiniciar o celular.

Limpar o cache dos apps é uma opção para conseguir mais memória com rapidez — Foto: Reprodução/diego Cataldo

2. Transfira fotos e vídeos para armazenamento em nuvem

Fazer transferências regulares de fotos e vídeos salvos no celular para backups on-line é uma ótima ação para obter mais memória. Caso usuários realizem o procedimento, não precisarão apagar nada, pois os arquivos serão transferidos da galeria para a nuvem, preservando o armazenamento do aparelho. Usuários podem utilizar opções gratuitas, como o Google Drive e o Google Fotos, que oferecem até 15 GB, e o iCloud, que disponibiliza 5 GB de armazenamento gratuito para usuários de iPhone. Após enviar os arquivos, é possível apagá-los do dispositivo normalmente sem os perder.

Google Fotos pode ser utilizado para obter memória gratuita e liberar espaço no celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. Reduza o tamanho das imagens nas configurações da câmera

Outra alternativa que pode ser explorada por usuários para liberar espaço é reduzir o tamanho das imagens capturadas com a câmera do dispositivo. As fotos de alta qualidade podem exigir um espaço considerável do aparelho sem que o usuário se dê conta. Por sorte, a qualidade das imagens pode ser ajustada através das configurações da câmera, sendo útil para impedir registros muito pesados que podem consumir mais memória. É possível consumir menos armazenamento ao acessar as configurações do dispositivo e selecionar o formato HEIF, que ocupa menos espaço.

Reduzir o tamanho das fotos direto na câmera do celular pode disponibilizar mais espaço — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Reduzir o tamanho das fotos direto na câmera do celular pode disponibilizar mais espaço — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

4. Evite baixar apps grandes

Um costume simples, porém bastante eficiente para liberar espaço no celular sem ter que apagar tudo, é evitar fazer o download de aplicativos grandes. Usuários podem verificar o tamanho dos aplicativos nas lojas oficiais antes de baixá-los. Além disso, existe a alternativa de buscar aplicações similares, que possuam um tamanho menor, para não comprometer a memória do dispositivo. Desse modo, ainda é possível contar com a função desejada.

Aplicativos grandes são os que mais consomem memória do dispositivo — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Aplicativos grandes são os que mais consomem memória do dispositivo — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

5. Limite o consumo de seus aplicativos

A opção de otimização do dispositivo limita a ativação de apps em segundo plano, além de eliminar dados dispensáveis das aplicações de maneira automática. Outra ação é impedir que os aplicativos atualizem automaticamente, o que pode ser um problema pela quantidade de espaço da memória utilizada no processo.

Impedir atualização automática de aplicativos pode beneficiar o espaço de armazenamento disponível — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Confira mais Notícias

OPORTUNIDADE

Governo amplia ‘Minha Casa, Minha Vida’ para famílias com renda até R$ 12 mil

COMUNICADO OFICIAL

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central.

TRATAMENTO ESGOTO

Cesan faz leilão bilionário em junho para tratar esgoto de 43 cidades do ES.

OPORTUNIDADE

Por que uma cidade segue sem médico, apesar de oferecer R$ 2,5 milhões/ano?

VAGAS GRATUITAS

CNH Social abre 7 mil vagas para tirar carteira de habilitação de graça no ES.

NOVA IDENTIDADE

Carteira de Identidade Nacional: veja como tirar o documento no ES.

COMUNICADO OFICIAL

Como peixes são modificados para brilhar no escuro e por que isso é ilegal.

OPORTUNIDADE

Feirão para renegociar dívida nos Correios realiza mais de 100 mil atendimentos.