Para liberar espaço no celular nem sempre é preciso apagar suas fotos ou vídeos; conheça truques simples para resolver o problema da memória cheia sem perder os arquivos.
Liberar espaço no celular sem apagar nada é possível com passos simples, que podem ser feitos em aparelhos Android e iPhone (iOS). As ações são valiosas principalmente quando o limite de armazenamento do aparelho já foi ultrapassado e o usuário não quer perder arquivos valiosos. Entre os principais ajustes estão a limpeza do cachê e bloqueio das atualizações automáticas de aplicativos, bem como a redução no tamanho das imagens capturadas pela câmera do smartphone. A seguir, confira cinco dicas para liberar espaço sem apagar nada no dispositivo.
Celular com memória cheia? Veja como liberar espaço sem apagar NADA
Diversos métodos possibilitam que o usuário libere espaço de armazenamento sem precisar apagar arquivos valiosos como fotos e vídeos. A seguir, confira os tópicos abordados na matéria do TechTudo:
- Limpe o cachê de aplicativos
- Transfira fotos e vídeos para armazenamento em nuvem
- Reduza o tamanho das imagens nas configurações da câmera
- Evite baixar apps grandes
- Limite o consumo de seus aplicativos
1. Limpe o cachê de aplicativos
Usuários de dispositivos Android e iOS devem gerenciar os dados de aplicativos para conseguir obter mais memória. Isso por que as plataformas armazenam algumas informações em cachê, para acelerar processos internos. No entanto, essa ação, a longo prazo, pode ocupar espaço dos aparelhos.
Assim, limpar o cachê regularmente é uma ação interessante para liberar espaço sem precisar apagar nenhum aplicativo instalado. Para executar o procedimento, no Android, basta acessar as configurações do aparelho, selecionar Armazenamento e, por fim, clicar em Limpar Cache. Já no iPhone, basta reiniciar o celular.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/w/wlwsRwRYGVHLjWRJvtqQ/android6.jpg)
2. Transfira fotos e vídeos para armazenamento em nuvem
Fazer transferências regulares de fotos e vídeos salvos no celular para backups on-line é uma ótima ação para obter mais memória. Caso usuários realizem o procedimento, não precisarão apagar nada, pois os arquivos serão transferidos da galeria para a nuvem, preservando o armazenamento do aparelho. Usuários podem utilizar opções gratuitas, como o Google Drive e o Google Fotos, que oferecem até 15 GB, e o iCloud, que disponibiliza 5 GB de armazenamento gratuito para usuários de iPhone. Após enviar os arquivos, é possível apagá-los do dispositivo normalmente sem os perder.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/h/6/UfmC8yQ9KKKLBy2PFK2g/google-fotos.jpg)
3. Reduza o tamanho das imagens nas configurações da câmera
Outra alternativa que pode ser explorada por usuários para liberar espaço é reduzir o tamanho das imagens capturadas com a câmera do dispositivo. As fotos de alta qualidade podem exigir um espaço considerável do aparelho sem que o usuário se dê conta. Por sorte, a qualidade das imagens pode ser ajustada através das configurações da câmera, sendo útil para impedir registros muito pesados que podem consumir mais memória. É possível consumir menos armazenamento ao acessar as configurações do dispositivo e selecionar o formato HEIF, que ocupa menos espaço.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/y/I/MnABhySOuB8jfI72KDrQ/techtudo-65-m.jpg)
4. Evite baixar apps grandes
Um costume simples, porém bastante eficiente para liberar espaço no celular sem ter que apagar tudo, é evitar fazer o download de aplicativos grandes. Usuários podem verificar o tamanho dos aplicativos nas lojas oficiais antes de baixá-los. Além disso, existe a alternativa de buscar aplicações similares, que possuam um tamanho menor, para não comprometer a memória do dispositivo. Desse modo, ainda é possível contar com a função desejada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/u/x/iZJ0toQwyf2TGDkpgn3w/tt-129-m.jpg)
5. Limite o consumo de seus aplicativos
A opção de otimização do dispositivo limita a ativação de apps em segundo plano, além de eliminar dados dispensáveis das aplicações de maneira automática. Outra ação é impedir que os aplicativos atualizem automaticamente, o que pode ser um problema pela quantidade de espaço da memória utilizada no processo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/i/J/8Ok804Qm2ItRqiXhoLAg/passo-9.png)