Veículo criado por startup dos EUA tem, segundo fabricante, autonomia de até 64 km apenas com energia solar; 50 mil unidades já foram reservadas.
Muita gente já tentou. A General Motors o fez na década de 1950, com o Sunmobile. Em 2022, a holandesa Lightyear também se aventurou com o 0 (ou One), que chegou a ter algumas unidades fabricadas. No entanto, jamais tivemos na história uma produção em grande escala de um carro movido a energia solar. Pelo menos, ao que parece, até o momento.
Se você, leitor, está cético, o redator faz juízo de valor e admite que também só acredita vendo. A promessa do primeiro carro movido a energia solar de produção da história agora vem da Aptera. A startup da Califórnia apresentou na Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, seu veículo dotado de tal tecnologia.
Feito em fibra de carbono e vidro, o veículo elétrico ultraeficiente tem apenas três rodas e dispõe de painéis fotovoltaicos espalhados pela carroceria para dar aquela carguinha rápida na bateria. A fabricante revelou que o carro pode rodar até 64 km apenas por meio de energia solar. A autonomia total é de 643 km.
O consumo de 6,2 kWh/100 km é, de acordo com a Aptera, fruto do coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,13. Como comparação, veículos convencionais costumam ter Cx sempre na casa de 0,20 ou 0,30. A empresa garante ainda que este é o menor número entre todos os veículos de passeio em produção da atualidade. E quanto menor o coeficiente é, com menos esforço o veículo rompe a resistência do ar.
O Aptera tem um formato de gota, o que ajuda a garantir Cx tão baixo. A fabricante afirma que utilizou o túnel de vento da tradicional designer de carrocerias Pininfarina para testes com o objetivo de reduzir o arrasto.
O interior, por sua vez, é minimalista. Há volante com o aro cortado, sem raio superior, e central multimídia. O sEV (do inglês, “veículo elétrico solar”) tem capacidade para transportar apenas duas pessoas.
A Aptera garante que 48 mil unidades do seu veículo já foram reservadas, com preços na casa dos US$ 40 mil. A empresa também assegura que dará início à produção do modelo ainda em 2025, em sua base localizada em Carlsbad, na Califórnia. As primeiras unidades serão entregues até o fim deste ano.
O projeto, vale ressaltar, é um sonho antigo da Aptera. A startup foi fundada ao fim da década de 2000, passou pelas mãos de chineses e chegou a encerrar as operações. Em 2019 a companhia retomou as atividades e, desde então, trabalha no carro. Será que a fabricante consegue lançar o modelo de produção ou, como Ícaro, irá voar perto demais do sol e morrer na praia?