CUIDADO NAS COMPRAS

Cafés fake enganam o consumidor que procura por preços baixos.

Com a alta do preço do café, muitas pessoas buscam alternativas mais baratas. Mas é preciso ter cuidado! Preços muito abaixo do padrão de mercado podem indicar qualidade inferior e até mesmo fraudes.

O produto Melissa tem embalagem similar à de um café tradicional, mas não é café.
Contrariando a regulamentação vigente, alguns produtos que tentam se passar por café contêm alegações e ingredientes irregulares.

Encontramos à venda versões que podem enganar o consumidor, como as bebidas sabor café ou até feitas com outros grãos, como cevada e milho.

De acordo com a legislação, a designação “café” só pode ser usada para produtos compostos exclusivamente por grãos de café. Ou seja, é proibido chamar de café algo feito a partir de açaí, cevada ou outras plantas.

As marcas Superbom e Kodilar parecem ignorar essa regra ao comercializar grãos de cevada torrados e moídos em embalagens semelhantes às de café, ilustradas com uma xícara da bebida, um líquido preto visualmente igual a um café.

A Superbom também vende uma versão 100% milho — e zero café. Como se não bastasse, em seu site oficial o fabricante anuncia outro produto feito com cevada como “café de cevada”, acompanhado de uma série de alegações fantasiosas: “rico em fibras”, “ajuda na digestão e na redução de colesterol”, “antioxidante”, “ajuda na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos”.

Bebida sabor café ou café pirata?

Outro produto que virou assunto nos últimos dias foi o da marca Oficial do Brasil, que traz na embalagem a denominação de venda: “pó para preparo de bebida à base de café” — uma classificação que sequer está regulamentada. Ao avaliar a lista de ingredientes, vemos que o pó é composto por café e polpa de café torrado e moído, e aqui surge outro problema: o ingrediente “polpa de café” não é aprovado, sendo as suas especificações desconhecidas.

Em contato com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), esclareci que a polpa de café é um um resíduo do processo de fabricação. Como característica inerente desse processo, a polpa acaba misturada à casca do fruto. A casca, porém, é considerada uma impureza, assim como paus e outros detritos do cafeeiro, que não devem ultrapassar 1% da composição do pó de café de verdade. Como esse ingrediente não é regulamentado, não sabemos a quantidade de impurezas que ele contém.

Infelizmente não estamos falando de um caso isolado. Há, ainda, o produto Melissa. Esse, além de ter um nome similar à conhecida marca de cafés, copia descaradamente a arte da sua embalagem.

A situação é agravada pelo destaque da palavra “tradicional” no rótulo, induzindo o consumidor a pensar que trata-se daquele café familiar. No entanto, o produto é uma imitação que mistura café com polpa e aromatizante sintético, sob a estranha denominação (também não regulamentada) “pó para preparo de bebida sabor café tradicional”.

Ao contrário de outros produtos que são versões mais baratas dos originais — como os compostos lácteos, que não são leites, ou os óleos compostos, que misturam azeite com óleos e não são tecnicamente azeites —, os chamados “cafés fake” não pertencem a uma categoria regulamentada. Por isso, geram desconfiança e potenciais prejuízos ao consumidor.

Quando encontrar um café muito barato, desconfie e redobre a atenção ao rótulo. Esses produtos podem não ser exatamente um café, ou conter ingredientes inferiores na formulação. Chamar milho e cevada de café é tão absurdo quanto chamar vidro de diamante.

Confira mais Notícias

ALIMENTAÇÃO

Dá para fazer whey em casa? Receitas ‘bombam’ na internet, mas funcionam?

IMPORTAÇÕES DE OVOS

EUA quase dobra importações de ovos do Brasil em meio à crise de gripe aviária.

FIQUE ATENTO

Evitar esses dois tipos de alimentos pode fazer você viver mais dez anos.

LEITE CAIXINHA

Por que o leite de caixinha dura tanto tempo? Ele é seguro?

FIQUE ATENTO

Quatro alimentos que ‘sugam’ o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso.

DIETA DE LIMÃO

O que acontece no seu corpo quando você toma água com limão todo dia.

ITALIANOS

Como os italianos comem massa todos os dias sem engordar? Nutricionista revela o segredo.

FIQUE ATENTO

Imposto zero para importação de alimentos começa a valer hoje. Veja o que pode ficar mais barato.