MELHORES CAFÉS

Cafés de Alto Rio Novo e Nova Venécia são eleitos os melhores do ano no Concurso de Qualidade da Cooabriel;

Os grandes campeões do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – Edição 2025 foram revelados nesta sexta-feira (17), durante cerimônia em São Gabriel da Palha, no noroeste capixaba. A premiação reconheceu os melhores cafés conilon da safra 2025 em duas categorias: Café Não Fermentado e Café Fermentado.

Entre os não fermentados, o destaque foi o pódio inteiramente formado por cooperados de Alto Rio Novo. O grande campeão foi Dimas Clementino da Silva, estreante no concurso, que alcançou 85,220 pontos.

Na categoria fermentado, o café vencedor obteve 86,775 pontos e é produzido em Nova Venécia pela cooperada Elisa Bastianello, de apenas 23 anos. Vinda de uma família com forte tradição na cafeicultura, Elisa conquistou o primeiro lugar e simboliza a nova geração de produtores que vêm se destacando pela qualidade do conilon capixaba.

Durante a solenidade, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, relembrou o propósito que inspirou a criação do concurso, em 2003: estimular a melhoria contínua da qualidade.

“É justamente por meio dessa evolução que temos conseguido abrir portas mundo afora. Se o café conilon hoje está nas xícaras do mundo inteiro, isso se deve à qualidade que nossos produtores aprenderam a alcançar”, afirmou Bastianello.

O evento também contou com palestra do CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, que abordou o tema “Mercado e Consumo Mundial de Café”. Ele destacou o protagonismo do Brasil no cenário global:

“Estamos em todos os mercados globais. Temos a felicidade de trabalhar com um produto que abraça todos os hábitos e todas as culturas. O Brasil é o maior player do mercado. Queremos seguir na liderança, mas podemos ir além. Devemos seguir trabalhando para unificar a narrativa”, destacou Matos, acrescentando que o futuro está ao lado do café brasileiro e que é preciso atuar com seriedade para levar ao mundo uma mensagem de sustentabilidade, qualidade e credibilidade.

O especialista em qualidade do café Vanildo Pagio, head da prova de ranqueamento, ressaltou que o concurso é um importante estímulo ao aprimoramento dos processos produtivos.

“A qualidade dos cafés tem evoluído significativamente ao longo dos anos e é essencial dar continuidade a esses avanços, garantindo mercado para o futuro”, considerou Pagio.

Concurso criado em 2003 consolida tradição e revela evolução da qualidade do conilon

Criado em 2003, o concurso é pioneiro para a variedade e é reconhecido como uma das principais iniciativas de promoção do conilon como bebida de qualidade. Em 2023, alcançou um feito histórico: o café campeão da categoria fermentado atingiu 90,03 pontos, recorde avaliado pelo especialista internacional Silvio Leite. O lote foi produzido por Iracema de Oliveira Bastianello, de Nova Venécia. 

Nos anos anteriores, outras marcas expressivas também foram registradas, como 90 pontos em 2021 e 89,5 em 2022. 

Responsável por menos de 30% da produção nacional, a espécie canephora, que inclui as variedades conilon e robusta, vem conquistando espaço entre os produtores brasileiros. 

Conhecido por conter o dobro de cafeína do café arábica, o conilon, assim como o robusta, já foi visto como o “patinho feio” do mercado, associado ao menor valor e qualidade. Essa percepção, porém, vem mudando nos últimos anos. Produtores passaram a investir em tecnologia, adotar práticas mais sustentáveis e focar na melhoria da produtividade e da qualidade dos grãos.

O resultado foi uma valorização crescente no mercado internacional, impulsionada por fatores como a crise global de oferta e demanda e o uso cada vez maior do conilon na composição de blends industriais. Hoje, o Espírito Santo se destaca como o maior produtor de conilon do Brasil, concentrando grande parte da produção nacional, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado.

Conheça os vencedores:

Confira mais Notícias

PROMOÇÃO DE PICOLÉS

Famosa marca de sorvete relança ‘palito premiado’ em praias do ES

FIQUE ATENTO

Estudo oferece quase R$ 140 mil para quem ficar 100 dias isolado: ‘vida no espaço’;

NOVO APLICATIVO

Hinge, aplicativo de relacionamento, chega ao Brasil; veja os diferenciais

ATENÇÃO

Quantas vezes por dia você deve escovar os dentes, segundo os especialistas?

OPORTUNIDADES

Preparado com marmita na mochila, morador do ES viraliza com “técnica infalível” de conseguir emprego

ESCOVAÇÃO DOS DENTES

Escovar os dentes antes (e não depois) do café da manhã: essa e outras 3 dicas para uma higiene bucal correta

ATENÇÃO ESPECIAL

Como saber se fui vítima de SIM Swap? Sinais e dicas para recuperar

CURIOSO

O que é aquele ponto verde/laranja que aparece na parte superior dos iPhones?