COMUNICADO OFICIAL

Bancos não abrem no dia 31; veja como fica pagamento dos boletos

Último dia de atendimento ao público, este ano, será nessa terça-feira (30); depois, agências só vão reabrir na sexta-feira (2);

Para começar bem 2026, é preciso planejar as finanças e pagar as contas em dia. Mas quem deixa as pendências financeiras para a última hora vai precisar se apressar. Isso porque, como acontece todos os anos, as agências bancárias não vão abrir as portas para os clientes na próxima quarta-feira (31), o último dia de 2025. Assim, só haverá atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações e pagamentos bancários, até esta terça-feira (30). Para não ser pego de surpresa e começar o novo ano sem problemas, entenda como ficam os vencimentos neste período.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá expediente nas agências bancárias nesta quarta (31). Segundo a entidade, as compensações bancárias também não são efetivadas nessas datas, incluindo pagamentos feitos por meio de transferências eletrônicas (TED). Somente as transações feitas por Pix continuam a funcionar 24 horas todos os dias e feriados, sendo realizadas normalmente.

Por ser feriado oficial, na quinta-feira, dia 1° de janeiro, também não haverá compensação bancária. Ou seja, mesmo que o pagamento seja feito, a instituição financeira só vai processar o valor no próximo dia útil. Ou seja, o processamento ocorrerá na sexta-feira (2), quando os bancos voltarão a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nos locais onde não há feriado municipal. 

A Febraban esclarece que contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias em que não há compensação bancária(31/12 e 1º/1) poderão ser pagas, sem juros ou multa, no dia útil seguinte – no caso, o dia 2 de janeiro. Entretanto, o Banco Central destaca que, no caso dos tributos e impostos, se o vencimento ocorrer em feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, essa regra não vale. É necessário que o pagamento seja antecipado para evitar a incidência de acréscimos. Por exemplo, se o boleto vencer no sábado, é preciso pagá-lo até sexta-feira, para que o pagamento não conste como atraso.

Confira mais Notícias

FERIADOS 2026

ECONOMIA

ATENÇÃO ESPECIAL

Sinais de AVC podem ser simples e surgir de repente; saiba perceber alertas…

RESORT CHINA PARK

Hotel nas Montanhas Capixabas vira primeiro resort do Espírito Santo

ATENÇÃO ESPECIAL

As palavras que você não pode dizer na internet

VIAGEM DE TREM

Trem noturno: passagens da classe executiva estão esgotadas até 17 de janeiro

ATENÇÃO ESPECIAL

O que o governo ainda não te contou sobre a nova CNH sem autoescola…

ABONO FIM DE ANO

Servidores do ES terão abono de até R$ 2,5 mil em dezembro

NOVO GOLPE

Novo golpe do WhatsApp usa tela compartilhada para roubar dados; saiba