Blue Java tem sabor e textura diferenciados, e é cultivada no Havaí, nas Ilhas Fiji e, em menor escala, na América Latina.
Conhecida como Blue Java, a banana de cor azul ganhou popularidade ao redor do mundo, por prometer um sabor e textura inusitados. Raridade no Brasil, ela tem origem no Sudeste Asiático e é cultivada no Havaí, nas Ilhas Fiji e, em menor escala, na América Latina. Com sua casca azulada, a fruta promete ter gosto de baunilha e textura similar a sorvete.
Banana azul?
A fruta, que mede de 18 a 23 centímetros de comprimento, é cultivada em bananeiras que podem atingir entre 4,5 e 6 metros de altura. A cor azul é resultado de uma camada natural de cera, que envolve a casca e faz com que ela brilhe em tons de azul-prateado, enquanto a banana ainda está verde.
Quando madura, essa tonalidade diferenciada se transforma em amarelo. Pronta para consumo, a banana azul ganha o apelido de “banana-sorvete”, por sua polpa branca e cremosa, mais espessa que as bananas comuns. Seu sabor traz um toque levemente ácido, combinado ao sabor doce que se assemelha à baunilha.
Fruta híbrida
A Blue Java é uma espécie híbrida da Musa balbisiana e da Musa acuminata, e leva de 9 a 15 meses para atingir maturidade. Pouco resistente ao clima frio, a fruta deve ser cultivada em regiões com climas quentes. Temperaturas abaixo de 13ºC interrompem o desenvolvimento da espécie, restringindo sua expansão em climas amenos e variáveis, que é o caso do Brasil.
Rica em fibras, antioxidantes e minerais como potássio e manganês, além de vitaminas B6 e C, a Blue Java tem um perfil nutricional comparável ao de outras variedades de banana.