MÚSICAS

Após lucro de 1 bi de euros, Spotify vai aumentar gastos com marketing para retomar número de usuários.

Companhia passou por corte de gastos em 2023 com demissões e redução de orçamento para divulgação.

O Spotify teve lucro bruto trimestral superior a 1 bilhão de euros pela primeira vez após ter controlado gastos com marketing, embora isso tenha feito com que o gigante do streaming de música não atingisse previsão de usuários ativos mensais.

A empresa sueca vem aumentando sua base de usuários há anos, oferecendo promoções e investindo em podcasts e audiolivros.

Mas, desde o ano passado, a companhia começou a cortar custos, inclusive por meio de demissões em massa e de seu orçamento de marketing, para aumentar as margens e os lucros.

“Vamos aumentar alguns gastos com marketing ao longo do ano”, disse o presidente-executivo, Daniel Ek, em entrevista. “Porque queremos continuar crescendo e vimos que, em alguns territórios, talvez tenhamos recuado um pouco demais.”

A margem bruta subiu para 27,6% no trimestre, de 25,2% no ano anterior, ajudada em parte pelo resultado da área de podcasts.

O Spotify investiu mais de 1 bilhão de euros para desenvolver a área de podcasts, inclusive gastando centenas de milhões em programas populares como o “The Joe Rogan Experience”.

“Ele (o negócio de podcasts) foi um obstáculo no ano passado. Agora é outro centro de lucro para nós”, disse Ek.

A receita trimestral da empresa aumentou 20%, para 3,64 bilhões de euros, superando as estimativas de 3,61 bilhões de euros.

O Spotify tem elevado os preços para aumentar a receita e testado diferentes planos de assinatura. “Também vamos adicionar um plano somente de música para os consumidores que se preocupam apenas com a parte musical”, disse Ek.

Os usuários ativos mensais do primeiro trimestre aumentaram 19%, para 615 milhões, mas não atingiram a previsão da próprio Spotify e a estimativa média dos analistas de 618 milhões.

A empresa previu 631 milhões usuários para o segundo trimestre, abaixo da estimativa dos analistas de 636,3 milhões, de acordo com dados da Lseg. A empresa também disse que a margem bruta deve aumentar para 28,1% neste trimestre.

Confira mais Notícias

ZÉ NETO E CRISTIANO

Zé Neto e Cristiano lançam música com Ana Castela em seu novo EP;

Pagode

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos no Rio

LANÇAMENTO GOSPEL

Fernanda Brum lança nova versão do sucesso ‘Redenção’

LUAN SANTANA

Luan Santana lança ‘Pega Escandaloso’, com Kevin O Chris.

LANÇAMENTO

‘Cowboy Carter’: o que esperar do primeiro álbum country de Beyoncé

MÚSICA

Artista capixaba Sandrera lança videoclipe com participação de Zé Geraldo

MÚSICAS

VICTOR E LÉO VOLTAM AOS PALCOS; DUPLA VAI GRAVAR DVD EM SHOWS

Música

Samuel Rosa comemora nascimento da filha: ”Transbordou meu coração”