PISTA COM MARÉ BAIXA

Apertem os cintos, a pista sumiu: aeroporto só funciona quando a maré deixa;

O turboélice DHC-6 Twin Otter operado pela LoganAir decola de Glasgow, levando não mais que 20 passageiros, e em cerca de uma hora está no destino. Mas o piloto não consegue pousar, e o motivo assustaria em qualquer lugar do mundo: a pista de pouso sumiu.

Mas não aqui. Nesta ilha, o problema é comum. O avião retorna a Glasgow e tentará mais tarde. Paciência.

Esse é o preço a se pagar à natureza por usar um dos aeroportos mais cenográficos do planeta. É o único com voos regulares saindo e chegando de uma pista que fica na praia.

É diferente de outros belos aeroportos cujas pistas foram construídas sobre ou próximas da faixa de areia. Em Barra, a própria praia é a pista.

Aeroporto único
São três pistas, formando um triângulo, com extensões que variam de 680 a 846 metros. Postes de madeira as delimitam e não há nenhuma outra marcação nem iluminação. Então, caso um voo de emergência precise ser realizado à noite, carros iluminam a pista.

Existe apenas um destino, Glasgow. São dois voos diários saindo e dois voltando da maior cidade escocesa.

Ao se aproximar do aeroporto, o piloto precisa contatar a torre para saber das condições da praia. É a maré que determina se ele poderá pousar ou não.

Mesmo que ela esteja baixa, para além das boias de marcação, o pessoal em terra precisa verificar a praia para se certificar de que não há poças, uma ameaça para pousar em segurança. Por isso, não raro, os aviões precisam retornar a Glasgow, a cerca de 200 quilômetros de distância.

Os funcionários do aeroporto também precisam checar se não há ninguém na pista quando um avião se aproxima. Afinal, ela é uma praia – e mantém sua função social de praia quando as aeronaves estão longe.


Seja para passear com o cachorro, surfar ou apenas relaxar na areia, moradores e turistas usufruem dela sempre que podem. Isso que é equipamento público multiúso.

Para saber se podem andar na areia em segurança, as pessoas precisam observar a biruta, aquele cone vermelho e branco, comum em pistas de pouso, que indica a direção e a velocidade do vento. Se ela estiver instalada, o aeroporto está em funcionamento. Caso contrário, praia liberada.

Em operação desde os anos 1970, o aeroporto recebe atualmente cerca de 14 mil passageiros por ano. É o equivalente ao que o Aeroporto de Guarulhos tem de movimento em apenas três horas, segundo os dados de 2023.

Confira mais Notícias

CHUVA DE GRANIZO EM ÁGUA DOCE DO NORTE

Chuva de granizo atinge distrito de Água Doce do Norte;

CRIAR FIGURINHAS

Como criar figurinhas para WhatsApp pelo iPhone? Veja 2 jeitos simples;

IGREJA NO ALTO

‘Pilar da vida’: ninguém sabe como igreja foi parar no topo de rocha enorme;

BRINQUEDO CARO

Brinquedo “mais perigoso do mundo” tem urânio de verdade e irá a leilão por R$ 26 mil;

FÁBIO DE MELLO ADMIRA CARNAVAL

Padre Fábio de Melo conta que antes da teologia trabalhava com Carnaval; entenda

RAUL GIL SAINDO DO SBT

Raul Gil deixa SBT após 14 anos de trajetória: “Minha vida vai continuar”

CIDADE MALUCA NA CHINA

Conheça a ‘cidade mais louca do planeta’, com trens que atravessam edifícios e elevadores com pedágio;

BANANA AZUL

Banana azul: Rara no Brasil, fruta ganha popularidade por gosto de baunilha; entenda origem da cor;