COMUNICADO OFICIAL

Anvisa proíbe lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação com toxina; veja quais

Unidades das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino foram atingidas;

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de alguns lotes das fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, todas da Nestlé, devido ao risco de contaminação com cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, veta a comercialização, distribuição e uso das unidades. “O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções”, alerta a agência.

A proibição tem caráter preventivo, até o momento não foram registrados casos de intoxicação ligados aos produtos em nenhum lugar do mundo. A Nestlé deu início a um recolhimento voluntário global após detectar a toxina em itens de uma das fábricas da empresa na Holanda.

“Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento”, diz a Anvisa. Mais de 30 países fazem parte do recall.

Em nota, a Nestlé disse que a cereulide foi detectada durante análises periódicas de qualidade e que o fornecedor do ingrediente foi notificado. Além disso, a companhia afirma que está atuando “em estreita cooperação com as autoridades responsáveis” com “agilidade para evitar ou reduzir qualquer tipo de impacto ao consumidor”.

“Comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, como leite e produtos lácteos, o Bacillus cereus é um microrganismo que, normalmente, não tem impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos”, diz. As queixas podem surgir até 6 horas após o consumo.

Veja os lotes recolhidos

Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina. — Foto: Anvisa
Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina.
Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina. — Foto: Anvisa
Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina.

Orientações a pais e responsáveis

A Anvisa orienta que, em caso de uso de uma das marcas citadas, pais e responsáveis devem verificar o número do lote impresso no rótulo da fórmula. Se ela pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizada ou oferecida para consumo. Os demais lotes não foram afetados.

Os consumidores que tiverem produtos dos lotes citados devem entrar em contato com a área de Atendimento ao Consumidor da Nestlé para a devolução do item e reembolso integral por meio dos canais falecom@nestle.com.br ou 0800 761 2500, com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Já se a criança apresentar sintomas compatíveis com decorrentes do consumo de um item contaminado, a Anvisa orienta a busca imediata por atendimento médico. No local, é importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem.

O recolhimento envolve fórmulas infantis e de seguimento das marcas SMA, BEBA e NAN. Segundo a empresa, os produtos afetados não são seguros para consumo por bebês e podem conter cereulídeo, uma toxina associada a quadros de intoxicação alimentar.

Embora não haja, até o momento, relatos confirmados de doenças relacionadas aos lotes recolhidos, a Nestlé afirma que a decisão foi tomada “por precaução”. “A segurança e o bem-estar dos bebês são nossa prioridade absoluta”, informou a companhia em comunicado. “Pedimos sinceras desculpas por qualquer preocupação ou inconveniente causado aos pais, cuidadores e clientes.”

Na época, a Nestlé orientou que consumidores que haviam adquirido os lotes contaminados não consumissem os produtos e entrassem em contato com o serviço de atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso.

Confira mais Notícias

SUCOS DETOX

10 sucos detox para ajudar a combater a gordura abdominal

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Quatro maneiras fáceis de consumir mais fibras

SORVETE MAIS GOSTOSO

Existe jeito certo de tomar sorvete? Veja dicas que podem melhorar a experiência

Risco de AVC pode aumentar: veja 10 bebidas alcoólicas que merecem atenção;

CUIDADOS NO VERÃO

Saúde no verão: 8 problemas comuns e como evitá-los…

MAIS SAUDÁVEL

Troque o sal por um aliado poderoso: mais sabor e benefícios para o corpo

CUIDADO REFRIGERANTES

Refrigerantes zero oferecem risco maior ao fígado que os tradicionais, aponta estudo

BENEFÍCIOS DO CAFÉ

O que acontece com seu cérebro e seu corpo quando você toma café sem açúcar