Aparelhos saem de linha nas lojas oficiais da Apple, mas ainda devem ser encontrados em pontos de venda alternativos; preço não oficial não deve mudar com esta medida.
Apple descontinuou os celulares iPhone 14, iPhone 14 Plus e iPhone SE (3ª geração). Eles deixaram de aparecer no menu e nos resultados de busca do site oficial da empresa, incluindo a página brasileira. A medida não foi anunciada formalmente, mas é provável que esses modelos, lançados em 2022, também deixem de ser vendidos nas lojas físicas da marca. Como especula o site MacRumors, o sumiço desses aparelhos dos canais oficiais da Apple deve abrir espaço para o iPhone 16e, o modelo mais acessível da fabricante.
Quem comprou recentemente o iPhone 14 e seus modelos derivados não precisa se preocupar por enquanto, pois nada mudará nos próximos dois anos. A Apple deve continuar oferecendo suporte, assistência técnica e atualizações constantes de segurança e do sistema (iOS). Usuários interessados nos modelos descontinuados, porém, podem se beneficiar da novidade, uma vez que é esperada uma queda no preço dos celulares no varejo online.
Quando um smartphone da Apple deixa de ser fabricado por cinco anos — o que ainda não é o caso dos modelos citados acima —, ele entra para a lista “vintage” da companhia e passa a não receber suporte, como troca de peças. Se esse mesmo aparelho foi descontinuado por mais de sete anos, ele é incluindo na lista dos “obsoletos” e, nesse caso, não recebe mais qualquer atualização no sistema.
Todos os três dispositivos descontinuados têm o processador A15 Bionic e câmera principal com 12 megapixels de resolução. O iPhone 14 tem tela de 6,1 polegadas e opções de armazenamento que variam entre 128 e 512 GB, enquanto o iPhone 14 Plus traz um display de 6,7 polegadas e as mesmas opções de espaço interno.
Já o iPhone SE de terceira geração traz uma tela de 4,7 polegadas, um formato já abandonado pela Apple, e um espaço interno mais modesto, que varia entre 64 GB e 256 GB. Este modelo também tem o Touch ID, recurso de biometria que a Gigante da Maçã não adota mais em seus celulares, substituídos pelo Face ID.