PISTA COM MARÉ BAIXA

Apertem os cintos, a pista sumiu: aeroporto só funciona quando a maré deixa;

O turboélice DHC-6 Twin Otter operado pela LoganAir decola de Glasgow, levando não mais que 20 passageiros, e em cerca de uma hora está no destino. Mas o piloto não consegue pousar, e o motivo assustaria em qualquer lugar do mundo: a pista de pouso sumiu.

Mas não aqui. Nesta ilha, o problema é comum. O avião retorna a Glasgow e tentará mais tarde. Paciência.

Esse é o preço a se pagar à natureza por usar um dos aeroportos mais cenográficos do planeta. É o único com voos regulares saindo e chegando de uma pista que fica na praia.

É diferente de outros belos aeroportos cujas pistas foram construídas sobre ou próximas da faixa de areia. Em Barra, a própria praia é a pista.

Aeroporto único
São três pistas, formando um triângulo, com extensões que variam de 680 a 846 metros. Postes de madeira as delimitam e não há nenhuma outra marcação nem iluminação. Então, caso um voo de emergência precise ser realizado à noite, carros iluminam a pista.

Existe apenas um destino, Glasgow. São dois voos diários saindo e dois voltando da maior cidade escocesa.

Ao se aproximar do aeroporto, o piloto precisa contatar a torre para saber das condições da praia. É a maré que determina se ele poderá pousar ou não.

Mesmo que ela esteja baixa, para além das boias de marcação, o pessoal em terra precisa verificar a praia para se certificar de que não há poças, uma ameaça para pousar em segurança. Por isso, não raro, os aviões precisam retornar a Glasgow, a cerca de 200 quilômetros de distância.

Os funcionários do aeroporto também precisam checar se não há ninguém na pista quando um avião se aproxima. Afinal, ela é uma praia – e mantém sua função social de praia quando as aeronaves estão longe.


Seja para passear com o cachorro, surfar ou apenas relaxar na areia, moradores e turistas usufruem dela sempre que podem. Isso que é equipamento público multiúso.

Para saber se podem andar na areia em segurança, as pessoas precisam observar a biruta, aquele cone vermelho e branco, comum em pistas de pouso, que indica a direção e a velocidade do vento. Se ela estiver instalada, o aeroporto está em funcionamento. Caso contrário, praia liberada.

Em operação desde os anos 1970, o aeroporto recebe atualmente cerca de 14 mil passageiros por ano. É o equivalente ao que o Aeroporto de Guarulhos tem de movimento em apenas três horas, segundo os dados de 2023.

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