Todo ano é a mesma coisa: as grandes fabricantes renovam suas liinhas de celulares top de linha e tentam convencer você a abandonar o seu smartphone por um novo. É assim com Samsung, Apple, Motorola e tantas outras.
Desde julho, foi aberta a temporada de lançamentos. Chegaram às lojas Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 (Samsung), Pixel 9 (Google) e Razr 50 (Motorola). No episódio desta semana para os humanos por trás das máquinas, responde à pergunta: Isso significa que é hora de trocar de aparelho?
Com celulares cada vez mais duráveis, o intervalo entre uma compra e outra é cada vez mais. Além disso, para muita gente, faltam diferenciais entre os modelos. É por isso que as fabricantes capricham nos diferenciais. E a onda da vez é a inteligência artificial. A linha do iPhone 16, a última dos grandes lançamentos a chegar ao Brasil, é sinal disso.
O iPhone 16 terá um novo botão, dedicado ao controle da câmera e com funções específicas para foto e vídeo. A maior novidade, porém, é o Apple Intelligence, a IA da maçã, que vai estar disponível apenas a partir da 15ª edição do smartphone.
Cara, me convença a trocar o meu iPhone 14 Plus pelo 16
Diogo Cortiz
Sabe o Apple Inteligence? Não vai funcionar no seu 14. E essa é a maior justificativa da Apple para trocar o seu celular
Helton Simões Gomes
O jornalista explica que a IA está se tornando “o trunfo de vários aparelhos”. Ele argumenta que está cada vez mais difícil para as empresas chamarem a atenção de novos clientes e convencê-los a trocar de telefone com mais frequência.
Quando os smartphones foram lançados, todo mundo queria ter um e o boom de vendas foi gigantesco. Ninguém tinha. E, por ser uma tecnologia nova que estava se adaptando, as pessoas trocavam com muita frequência. Hoje em dia, as pessoas levam mais de dois anos para trocar de celular
Helton Simões Gomes
Desse ponto de vista, eventos anuais de lançamento de novos aparelhos podem não fazer tanto sentido.
Essa é a pergunta que deixamos: você precisa de um novo celular sempre que ele é lançado? Muito provavelmente, não. Porque as suas necessidades já foram atendidas pelo aparelho que você já tem
Helton Simões Gomes
Cortiz ressalta que a troca atualmente só acontece caso o usuário queira muito uma nova funcionalidade que não tenha em seu dispositivo, como é o caso do Apple Intelligence no iPhone 14 Plus, que não existe.