Com a chegada do verão e o calor intenso, é comum algumas pessoas sofrerem com episódios de pressão baixa —que tem como sintomas tontura, fraqueza, visão escurecida, náusea e até desmaios.
E é bem provável que você já tenha ouvido várias “receitas de vó” que prometem resolver o problema, como colocar um pouco de sal na boca, molhar a nuca ou deitar com as pernas para cima. Mas será que essas táticas realmente funcionam?
Antes de saber isso, é preciso entender porque no verão a pressão de algumas pessoas costuma cair —quadro chamado de hipotensão…
Verão x pressão baixo
A principal explicação para a pressão baixar no calor é a dilatação dos vasos sanguíneos, que dificulta a circulação e reduz a pressão arterial.
Além da temperatura elevada, outros fatores comuns no verão aumentam o risco de hipotensão, como desidratação, excesso de bebida alcoólica, uso de roupas inadequadas e ficar longos períodos sem se alimentar.
Sal não aumenta a pressão?
Realmente, existe uma relação entre o consumo excessivo de sódio e o aumento da pressão arterial. Mas isso é algo que ocorre em longo prazo, não de forma imediata.
Ao ser ingerido, o sódio leva horas ou até dias para ser absorvido pelo corpo e surtir efeito. Por isso, durante uma crise de hipotensão, comer sal puro não resolve. Entretanto, comer algo salgado, como um biscoito, pode ajudar porque a digestão ativa a circulação e acelera os batimentos cardíacos, contribuindo para a recuperação do organismo.
Já molhar os pulsos e a nuca com água fria traz um alívio momentâneo, pois contrai os vasos sanguíneos dessas regiões e pode melhorar o fluxo de sangue. Mas essa também não é uma solução definitiva para normalizar a pressão…
Cuidados na hora de ajudar alguém
O primeiro passo é colocar a pessoa deitada, com as pernas elevadas, pois isso facilita o retorno do sangue ao coração e ao cérebro, ajudando na recuperação.
Em seguida, ofereça água em pequenos goles, para iniciar o processo de hidratação. Molhar a nuca e os pulsos pode trazer alívio, mas não substitui a hidratação.
Evite dar sal puro ou bebidas alcoólicas. Não force a pessoa a levantar rapidamente e não deixe que ela fique em locais abafados ou de pé se estiver com sintomas…
Se a queda de pressão tornar-se algo recorrente ou vier acompanhada de sintomas como palpitação, confusão mental, episódios frequentes de desmaio ou histórico familiar de problemas cardíacos, procure um médico. Nesses casos, a hipotensão pode estar associada a doenças mais graves e precisa de avaliação especializada.
Pontos de atenção e prevenção
Para prevenir episódios de pressão baixa, mantenha uma alimentação equilibrada, hidrate-se bem, use roupas leves e evite lugares cheios e abafados no calor. Praticar atividades físicas com roupas adequadas e evitar pular refeições também são medidas importantes…
Casos isolados de pressão baixa, em geral, não são graves. No entanto, se forem recorrentes, é importante buscar orientação médica para investigar possíveis causas e evitar riscos para a saúde…
