REPUBLICADO

Ministério da Educação anuncia revisão do Decreto 12.686/2025

Ministério da Educação anuncia revisão do Decreto 12.686/2025;

Ministério da Educação (MEC) confirmou que o Decreto nº 12.686/2025 será revisado e republicado nos próximos dias, após diálogo com entidades representativas da educação especial. A decisão foi comunicada durante reunião realizada nesta terça-feira (11), em Brasília (DF), entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e representantes da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e de outras instituições do setor.

O encontro contou com a presença do diretor social da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo, que participou como membro da diretoria da Fenapaes. Também estiveram presentes parlamentares que apoiam a causa, entre eles o senador Flávio Arns (PSB-PR). As entidades apresentaram propostas de aprimoramento do decreto com o objetivo de garantir segurança jurídica e assegurar a continuidade da oferta da educação especial em todo o país. Vanderson Gaburo fez uma avaliação do encontro e debate:

O decreto sempre foi um tema sensível para nós, pois sua publicação gerou impacto significativo em diversas APAEs e instituições que atuam na oferta de educação especial — ainda que, no Espírito Santo, nossa atuação se restrinja ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). De modo geral, o decreto teve uma recepção negativa em todo o país.

Diante disso, houve uma intensa mobilização política das APAEs e de outras entidades representativas das pessoas com deficiência, o que levou a um amplo debate com o Ministério da Educação para a reestruturação e revisão do texto. Essa interlocução resultou em ajustes e aprimoramentos no decreto, com o objetivo de garantir mais segurança e assegurar direitos na oferta de educação especial em todo o Brasil. Assim, é possível destacar que o decreto passará por revisão e adequações em sua redação.

Revisão do Decreto e Impacto na Educação Especial

De acordo com os participantes, o ministro se comprometeu a incorporar as alterações sugeridas pelas instituições e republicar o texto revisado. O entendimento comum é de que a nova versão deve resguardar o direito das pessoas com deficiência e de suas famílias de escolher a modalidade de ensino mais adequada às suas necessidades, reforçando o princípio da inclusão e a valorização das escolas especializadas.

Confira mais Notícias

CARAVANA NATAL

Caravana de Natal da Coca-Coca vai percorrer 21 cidades do ES; veja rotas e datas

AMOR ESPECIAL

Quer durar no amor? Psicólogo revela 5 segredos que mantêm casais felizes por décadas

COMUNICADO OFICIAL

Manobra de desengasgo: bombeira viraliza com vídeo ao lado da filha ensinando nova forma de salvar vidas

PAIXÃO CASAIS

Da paixão à crise: psicóloga de casais explica os cinco estágios de um relacionamento

ATENÇÃO ESPECIAL

Aposentadas e pensionistas com câncer de mama podem recuperar até 5 anos de IR; entenda

PROCESSO DE DOAÇÃO

Doação de órgãos: Ministério da Saúde lança campanha para estimular prática que pode salvar vidas

CUIDADOS DA SAÚDE

Câncer de mama: cinco sinais de alerta para não ignorar

DOAÇÃO PARA HOSPITAL

R$ 300 mil a R$ 1,5 milhão: artistas doam cachês da Festa do Peão de Barretos para o Hospital de Amor; veja lista