Site autorizado por cartórios emite segunda via de documentos em formato PDF ou envia o arquivo físico para o endereço cadastrado, a partir de taxa de serviço; confira.
É possível pedir segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito pela internet por meio do portal Registro Civil (https://www.registrocivil.org.br/). O site é autorizado por cartórios de todo o Brasil e gera o arquivo em PDF, com validação digital, ou o envia em formato físico para o endereço cadastrado, a partir de pagamento de uma taxa. No entanto, pode ser necessário fazer a retirada presencialmente após o pedido online, e alguns órgãos podem exigir a versão de papel dessas certidões, o que inviabiliza o modelo digital.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alerta que há sites não oficiais cobrando taxas abusivas ou vendendo certidões falsas e sem validade – o único portal reconhecido para este serviço é o site Registro Civil – Portal Oficial. A seguir, confira como tirar a segunda via de certidão online.
Como tirar certidão de nascimento ou óbito online
Passo 1. Acesse o site Registro Civil (registrocivil.org.br) e selecione o tipo de certidão desejada;
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Passo 2. Faça login na plataforma usando sua conta Gov.br. Também é possível acessar com certificado ICP-Brasil ou com cadastro no próprio site;
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Passo 3. Informe o estado, cidade e cartório de origem do documento e clique em “Próximo”;
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Passo 4. Digite os dados do cidadão e prossiga;
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Passo 5. Informe o número do livro, da folha e o termo de catalogação no cartório;
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Passo 6. Informe se quer a versão resumida ou completa do documento e selecione se prefere o arquivo digital ou impresso;
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Passo 7. Veja o resumo do pedido e o valor do serviço e confirme para finalizar;
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Passo 8. Para acompanhar o pedido, clique no avatar do canto superior direito e selecione “Meus pedidos”.
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No teste, o valor para emissão de segunda via de certidão de casamento digital em um cartório de Pernambuco foi de R$ 68,14, com prazo de cinco dias úteis a partir do pagamento para ser emitida. Contudo, a taxa e o prazo variam segundo o estado e nem todos os cartórios aderiram 100% ao sistema digital.
Saiba o “porém” da novidade
Apesar da praticidade do formato digital, nem sempre ele substituirá a versão impressa. Alguns órgãos públicos, instituições financeiras e consulados, por exemplo, podem exigir o documento original em papel emitido pelo cartório. Além disso, para que a certidão online tenha validade, é obrigatório realizar a validação digital do documento. Veja a seguir o passo a passo para conferir a autenticidade do seu documento.
- Passo 1. Acesse registrocivil.org.br;
- Passo 2. Clique em “Validar certidão digital”
- Passo 3. Digite o código localizado no final da certidão.
Algumas certidões podem exigir mais detalhes, como a de inteiro teor, e podem demandar uma solicitação específica de requerimento. Em situações onde o sistema não localiza o registro automaticamente, o usuário deve contatar diretamente o cartório.
