Nova pesquisa revela que determinados emojis são considerados inapropriados para a comunicação profissional; a seguir, veja detalhes e entenda as diferentes interpretações;
Segundo uma pesquisa feita pelo centro de estudos Lokalise, 91% das pessoas consideram que o emoji de berinjela (🍆) é o mais inapropriado para o ambiente corporativo e não deve ser usado em mensagens de trabalho, devido à conotação sexual. Em seguida, aparece o “emoji de cocô” (💩), com 82%, e o emoji de pêssego (🍑), com 81%. O levantamento busca explorar os diferentes significados de emojis entre as gerações e ouviu mais de 1 mil funcionários e consumidores dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e México. A seguir, o TechTudo explica quais emojis podem não ser adequados para o ambiente de trabalho por conotação sexual ou por serem ofensivos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/T/m/0yqC1bToGYJqLBEfOkYg/design-sem-nome.png)
Emojis que possuem conotação sexual
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/N/H/yGAu0jRCiPkTmuISGVLA/35-.png)
Cerca de 91% dos entrevistados consideram o emoji de berinjela (🍆) como o mais inapropriado para o trabalho por conta da conotação sexual. Além dele, 81% dos participantes também desaprovam o uso do emoji de pêssego (🍑) em mensagens corporativas pelo mesmo motivo. Também foram considerados inadequados pelos entrevistados os emojis de marca de beijo (💋), com 78%, pingos de suor (💦), com 67%, oração vermelho (❤️), com 31%, e fogo (🔥), com 27%.
Embora não tenham aparecido nesta lista, outros emojis também podem ter duplo sentido e trazer um tom sexual para uma conversa. Por isso, eles também podem ser inadequados para o ambiente corporativo, como o sorriso malicioso ou olhar de canto (😏), banana (🍌) e língua (👅). Veja a lista com os emojis mais inadequados, do ponto de vista da conotação sexual, segundo a pesquisa:
- 🍆 Emoji de berinjela – 91%;
- 🍑 Emoji de pêssego – 81%;
- 💋 Emoji de marca de beijo – 78%;
- 💦 Emoji de pingos de suor – 67%;
- ❤️ Emoji de coração vermelho – 31%;
- 🔥 Emoji de fogo – 27%.
Emojis que podem ser ofensivos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/a/U/khr8JcSdOAA3LgAviWvQ/1f480.jpg)
Contudo, a pesquisa também mostra que determinados emojis também podem ser considerados inadequados para as mensagens de trabalho por serem potencialmente ofensivos, a depender da forma como são usados e interpretados. Por exemplo, o emoji de caveira (💀) pode ser interpretado como morte por uns ou “morrendo de rir” por outros, enquanto o emoji de olhos (👀) pode ser visto como um olhar desconfiado ou dissimulado.
Já o rosto de cabeça para baixo (🙃) pode significar ironia ou sarcasmo, especialmente para as gerações mais jovens, que também costumam adotar o rosto chorando aos berros (😭) para dizer que estão “chorando de rir”. Outros emojis como vômito (🤮) e joinha invertido (👎) também podem ser considerados prejudiciais se usados no ambiente corporativo. Confira a lista de emojis inadequados para a comunicação profissional por serem possivelmente ofensivos:
- 💩 Emoji de cocô – 82%;
- 💀 Emoji de caveira – 63%;
- 💸 Dinheiro voando – 25%;
- 👀 Olhos – 20%;
- 😭 Rosto chorando aos berros – 18%;
- 🙃 Rosto de cabeça para baixo – 17%.
Emojis na comunicação profissional
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/t/9/mrib7aTvi7QBUSs3Vb8w/2016-12-26-2whatsapp-lancou-emojis-do-iphone-no-android-em-fevereiro.jpg)
Conforme o levantamento, 27% dos entrevistados dizem ter se sentido ofendido por um emoji enviado em uma mensagem de trabalho, e 2 em cada 3 trabalhadores (65%) evitaram usar os emojis por medo de serem mal interpretados. Além disso, 33% dos participantes da pesquisa usaram um emoji para reagir a más notícias no trabalho, como demissão ou advertência. Já 46% das pessoas consideram o WhatsApp como a plataforma mais confusa para o uso de emojis, seguido pelo Instagram (38%) e pelo Microsoft Teams (24%).
Etgar Bonar, especialista em localização da Lokalise, comenta sobre as diferentes interpretações dos emojis no ambiente de trabalho. “Para as gerações mais jovens, os emojis são uma forma de suavizar uma mensagem difícil ou demonstrar empatia. Mas, para outros, o mesmo emoji pode soar desdenhoso ou pouco profissional. Essa desconexão pode criar uma tensão real”, afirmou. A pesquisa ainda mostra que 47% dos entrevistados acham que os emojis devem ser banidos da comunicação profissional.