CAFÉ CONILON

Jaguaré terá Feira Internacional do Café Conilon em meio a tensão com tarifas dos EUA

Evento com entrada gratuita reunirá produtores, exportadores e especialistas para projetar café capixaba no mercado global;

Espírito Santo, maior produtor brasileiro de café conilon, vai sediar de 27 a 29 de novembro, em Jaguaré, a primeira Feira Internacional do Café Conilon (FICC). O lançamento foi marcado por discursos que relacionaram o evento ao atual cenário do comércio internacional, especialmente após a imposição de tarifas sobre produtos agrícolas brasileiros pelos EUA.

O Espírito Santo, se fosse um país, seria o segundo maior produtor de café conilon do mundo. Esse festival aproxima Jaguaré e o norte do estado do cenário global, mostrando nossa qualidade e produtividade. A tarifação americana é profundamente injusta com produtores e consumidores, mas estamos confiantes de que o conilon será excluído, porque o mercado americano também depende do café capixaba.Ricardo Ferraço, vice-governador do ES

Além disso, o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, reforçou a dimensão internacional do grão e a liderança capixaba. “Já produzimos perto de 23 milhões de sacas de conilon e, em poucos anos, o Brasil será também o maior produtor mundial de canéfora. Precisamos liderar esse mercado com ciência, tecnologia e sustentabilidade, e a feira mostrará essa robustez para todos os continentes”, disse.

Jaguaré no mapa mundial do café

A FICC acontecerá no Parque de Exposições Alfeu Sossai, em Jaguaré, com entrada gratuita. O município é um dos maiores produtores de conilon do país e já realiza concursos de qualidade do grão. Para o prefeito Marcos Guerra, o evento será um marco histórico.

“Jaguaré produz café conilon com excelência em quantidade e qualidade. Agora teremos a oportunidade de mostrar isso ao Brasil e ao mundo, atraindo investimentos e fortalecendo o turismo na região”, destacou Guerra.

De acordo com o Incaper, o ES responde por 70% da produção nacional de conilon, com quase 300 mil hectares plantados em 40 mil propriedades rurais espalhadas por 63 municípios. A cultura é responsável por 37% do PIB agrícola capixaba e gera cerca de 250 mil empregos diretos.

O café é também a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais localizadas em regiões de clima quente. A feira reunirá cooperativas, agricultores, exportadores, federações e sindicatos, além de autoridades e especialistas.

Além disso, a programação da Feira Internacional do Café Conilon incluirá palestras, painéis técnicos, debates sobre mercado internacional, turismo rural e inovação tecnológica. Além de uma grande exposição de agronegócios.

Conforme lembrado pelo vice-presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Jorge Luiz Nicchio, se fosse um país, o ES seria o terceiro maior produtor mundial de café. “Eventos como a FICC são fundamentais porque o mundo precisa do nosso café. O Espírito Santo tem relevância global, e agora terá um espaço para mostrar isso”, disse.

A FICC tem organização da Prefeitura de Jaguaré em parceria com a Adetur – Agência de Desenvolvimento Econômico, Social, Proteção Ambiental e Empreendedorismo Turístico da Região do Verde e das Águas, Cecafé, CCCV, Conselho Nacional do Café (CNC) e outros parceiros institucionais.

Confira mais Notícias

CAFÉ BARATEANDO PREÇO

Café mais barato no supermercado. Culpa da safra ou do tarifaço? Entenda

PLANO SAFRA ES

Espírito Santo lança plano de crédito rural de R$ 10 bilhões com foco em setores afetados pelo tarifaço;

EXPORTAÇÃO DE CAFÉ

Café capixaba tem suspiro de alívio com tarifas de Trump, mas jogo ainda não acabou;

FEIRA COOABRIEL

Maior feira do agro capixaba reúne mais de 90 expositores com foco em negócios

FEIRA DA COOABRIEL

Cooabriel espera movimentar R$ 1,5 bilhão em feira.

CAFÉ NO MERCADO

Preço do café dobra e perspectiva de queda fica apenas para 2026…

MERCADO DO CAFÉ

Com preço em alta e oferta apertada, café não tem prazo para estabilizar.

SAFRA RECORDE 2025

Com volta da chuva e plantação noturna, Brasil terá nova safra recorde de grãos em 2025;