CUIDADOS

Sete alimentos que podem prejudicar a saúde do seu intestino; entenda

Carnes processadas, ultraprocessados e açúcar em excesso podem prejudicar o equilíbrio do microbioma intestinal e afetar a saúde geral.

O que você come influencia muito mais do que apenas seu peso ou nível de energia. Tudo o que passa pela sua boca percorre o sistema digestivo e, mais especificamente, afeta diretamente a saúde do intestino — um órgão fundamental para o equilíbrio do corpo.

No intestino vivem trilhões de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, que interagem com tudo o que você consome. Esses micróbios formam o chamado microbioma intestinal, e sua qualidade depende dos alimentos que você escolhe. Quando bem nutridos, esses microrganismos podem fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e até influenciar positivamente o humor e a saúde mental. Por outro lado, uma alimentação inadequada pode desencadear diversos problemas.

“Infelizmente, nem todos os alimentos fazem bem ao intestino. Gases, inchaço, cólicas, diarreia e constipação são sinais de que algo não vai bem”, explica o médico Anish A. Sheth, chefe do setor de Gastroenterologia do Princeton Medical Center, ligado à Penn Medicine. “Um intestino desequilibrado compromete a digestão, a energia, a produtividade e até a vida social.”

Além de beber bastante água, dormir bem e praticar atividades físicas regularmente, Sheth recomenda que, sempre que possível, sejam evitados os seguintes alimentos:

1. Carnes processadas:
Podem reduzir a quantidade de bactérias benéficas no intestino, afetando o equilíbrio do microbioma.

2. Alimentos ultraprocessados:
Itens como batatas fritas industrializadas e pizzas congeladas promovem inflamação e desregulam o microbioma, aumentando o risco de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn.

3. Adoçantes artificiais:
Estudos mostram que esses aditivos podem afetar negativamente a microbiota intestinal, levando à intolerância à glicose e a desequilíbrios metabólicos.

4. Grãos refinados:
Alimentos como pão branco, massas industrializadas e bagels estão ligados a uma menor diversidade microbiana intestinal.

5. Alimentos com açúcar adicionado:
O excesso de açúcar alimenta bactérias prejudiciais e pode causar desequilíbrio no ecossistema intestinal.

6. Alimentos fritos:
Contribuem para um microbioma menos diverso, favorecendo o crescimento de bactérias nocivas e aumentando o risco de doenças crônicas.

7. Álcool:
O consumo excessivo é um fator de risco para diversos tipos de câncer no sistema digestivo, incluindo esôfago, estômago e cólon.

Cuidar da alimentação é uma das formas mais eficazes de manter o intestino saudável — e, por consequência, o corpo todo em equilíbrio. Deseja sugestões de alimentos que favorecem a saúde intestinal?

Confira mais Notícias

FIQUE ATENTO

Acha que bebe água suficiente? Sinais de que pode estar desidratado

CAMPANHA CONTRA CIGARRO

Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico

VACINA DE GRIPE

Vacinação contra gripe reduz até 60% necessidade de atendimento médico

PASTA DENTAL

Anvisa interdita creme dental da Colgate após reações de clientes com o uso.

SORRISO BONITO

Ela quis sorriso perfeito, ficou com mau hálito e ‘branco chapado horrível’.

ATENÇÃO ESPECIAL

Mulheres podem tomar tadalafila? Veja riscos e indicações.

NIMESULIDA

Por que Nimesulida, remédio campeão de vendas no Brasil, é proibido nos EUA e parte da Europa.

CUIDADO COM SAÚDE

“Se pudesse voltar no tempo, nunca teria tocado em um vape”, alerta jovem que tossiu sangue.